Prêmio Nobel 2020 em Medicina, Charles Rice matem cooperação científica com a Fiocruz Paraná

por / segunda-feira, 05 outubro 2020 / Categoria Sem categoria

Anunciado como um dos ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, Charles Rice já esteve no Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) em 2012 e 2018. O cientista – que divide a honraria com Harvey J. Alter, Michael Houghton, pela descoberta do vírus da hepatite C – mantem cooperação científica de longa data com o Laboratório de Virologia Molecular do ICC e atualmente é supervisor do pós doutorado dos pesquisadores do Instituto Juliano Bordignon e Ana Luiza Mosimann, em desenvolvimento nos Estados Unidos.

“Nossa interação com Charles teve início ainda na década de 1990, quando o supervisor do meu doutorado, o pesquisador da Fiocruz Ricardo Galler, realizou seu pós-doutorado no laboratório dele em Nova Iorque. De lá pra cá, estabelecemos uma relação de cooperação muito estreita, Charles tem nos dado muito suporte nas discussões científicas e, prova disso, é que ele é coautor do primeiro artigo de minha tese de doutorado”, conta a chefe do Laboratório de Virologia Molecular do ICC, Cláudia Nunes Duarte dos Santos. “Há três anos, tive a oportunidade de passar seis meses trabalhando no laboratório dele e organizamos a ida do Juliano e da Ana para lá. Nossa última publicação juntos foi recente, no final do mês setembro desse ano”.

Segundo Cláudia, o pesquisador americano pode ser descrito como competente e colaborativo. “Esse prêmio nos deixa muito felizes e orgulhosos, pela pessoa maravilhosa que Charles é, pelas suas contribuições e pelo suporte que dá a todos, já que o laboratório dele recebe cientistas de todo mundo. Sempre que vamos à Nova Iorque nos reunimos e conversamos sobre ciência”, complementa a pesquisadora do ICC. Mais recentemente, a doutoranda do ICC Stephanie Moraes, foi aceita para fazer doutorado sanduíche junto à equipe de Charles.

Em sua última passagem pelo Instituto, em 2018, Rice participou do evento Workshop em Pesquisa sobre Arbovírus, promovido pelo laboratório do ICC. Durante sua apresentação no encontro, foram reforçadas as contribuições do pesquisador da Rockefeller University, incluindo a responsabilidade pelo desenvolvimento da primeira ferramenta de clone infeccioso na área de virologia e pela conquista do Prêmio Lasker de Pesquisa Clínica 2016.

 


TOP