Site aponta cenários para o futuro da saúde no Brasil
21/01/2015

Mapear e divulgar os rumos da saúde no Brasil. Este é o objetivo do portal Saúde Amanhã, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em conjunto com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério da Saúde. A parceria, que resultou no livro A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro, buscou reunir e tornar públicos estudos de especialistas em diversas áreas, apresentando uma prospecção sobre o sistema de saúde no país para os próximos anos e traçando diretrizes possíveis a partir das óticas “Otimista e Possível”, “Pessimista e Plausível” e “Inercial e Provável”.

O livro, coordenado por Paulo Gadelha e organizado por José Noronha e Telma Ruth Pereira, foi o ponto de partida para o portal, que visa ser um instrumento de apoio à gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do acompanhamento das transformações do setor. “A prospecção dos cenários futuros do sistema de saúde é fundamental para que possamos acompanhar e transformar tendências, indicadores e realidades. Não se trata apenas de criar imagens de futuro, mas de auxiliar a gestão estratégica do SUS e definir diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país”, José Noronha, também pesquisador do Icict.

O Saúde Amanhã está estruturado em sete áreas temáticas: Desenvolvimento e Saúde, Condicionantes Sociais e Econômicos da Saúde, População e Saúde, Organização do Sistema de Saúde, Financiamento Setorial, Prospecção Estratégica e Saúde e Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Cada uma destas áreas traz uma série de notícias, bibliografia sugerida e os cenários futuros correspondentes (com base nos resultados da primeira etapa da pesquisa, publicados no livro Saúde no Brasil em 2030).

Além disso, o site disponibiliza dados do livro e será atualizado a partir de colaborações de pesquisadores de áreas multidisciplinares, oriundos das instituições envolvidas na iniciativa. A proposta é que as notícias publicadas permitam uma interação com o público leitor, que poderá deixar comentários e sugestões sobre a informação disponível.

Acesse o Portal Saúde Amanhã
Fonte: Portal Fiocruz

TOP