Cooperação celebrada entre Fiocruz PR e SEBRAE fortalece ecossistema de inovação nas áreas de saúde e biotecnologia

por / quarta-feira, 11 setembro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) formalizou, no mês de agosto, um acordo de cooperação com o Sebrae/PR. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atua há mais de 50 anos apoiando empreendedores e, no Paraná, chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O acordo é fruto do trabalho desenvolvido pela Assessoria de Novos Negócios e Inovação do ICC e tem como objetivo fortalecer a governança do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia de Curitiba.

 “A parceria com o Sebrae e com a Governança do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia de Curitiba já conta com a participação da Fiocruz Paraná desde 2021. O termo de cooperação celebrado busca formalizar essa iniciativa que mobiliza atores regionais para a integração e desenvolvimento de ações compartilhadas com o objetivo de promover o empreendedorismo, a interação ICT-empresa e a inovação nas áreas da saúde e biotecnologia no ecossistema de Curitiba”, explica a coordenadora do acordo pela ANNI, Karin Goebel.

O acordo prevê a participação da Fiocruz Paraná em agendas positivas para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia promovidas pelo SEBRAE/PR e a participação em reuniões de grupos de trabalho e colaboração para a realização de ações que contemplem o plano estratégico definidos. Os GTs abordarão a integração, tanto física quanto virtual, de informações e atores do ecossistema por meio da criação de um Hub, espaço de compartilhamento de conhecimentos, recursos e experiências, e desenvolvimento de soluções e projetos inovadores.

“Além de serem essenciais para o progresso científico, os avanços e inovações geradas no setor de saúde e biotecnologia têm importantes implicações para o conjunto da economia e do bem-estar da sociedade. Curitiba é um polo nessa área com expressiva densidade de universidades, institutos de pesquisa, startups, empresas e profissionais que são referências a nível nacional e internacional”, reforça o diretor da Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso.

Cada um dos atores envolvidos irá contribuir com suas expertises específicas.  “A natureza empresarial abarca as necessidades e visão deste setor para a geração de produtos e processos inovadores e as instituições públicas podem contribuir com recursos humanos e infraestrutura especializados. O SEBRAE/PR tem sido o elo da integração desses atores na Governança de Inovação em Saúde e Biotecnologia da região. Esta parceria gera oportunidades e é fundamental para alcançarmos melhores resultados nos indicadores de inovação do país”, finaliza Karin Goebel.

 


TOP