Pesquisador da Fiocruz Paraná vence edital de mobilidade bilateral Espanha – Brasil

por / quinta-feira, 12 setembro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O pesquisador Marcel Ramirez, do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), foi um dos quatro vencedores da II Edição das Bolsas de Mobilidade Internacional da Acebra, uma associação criada para conectar e ajudar pesquisadores espanhóis que vivem e trabalham no Brasil e para brasileiros que tenham interesses acadêmico-científicos com a Espanha.

O objetivo é estimular a colaboração entre instituições e pesquisadores brasileiros e espanhóis e a iniciativa lança mobilidade bilateral entre Espanha e Brasil, 100% financiada pela Fundação Ramón Areces.

Com a proposta “Caracterização molecular da interação do parasita Giardia intestinalis, vesículas extracelulares e células intestinais em modelo de cultura 3D”, Marcel desenvolverá sua pesquisa na Universidade de Valência, com a colaboração do pesquisador espanhol Antonio Marcilla. A previsão de inicio das atividades no país euroupeu é o segundo semestre de 2024 e a bolsa tem duração de no mínimo 30 dias.

“Nosso objetivo com a investigação é compreender o papel das vesículas extracelulares, em sinergia com o protozoário na cultura intestinal, na formação de barreira 3D in vitro e mecanismos de geração de diarreia e novas alternativas terapêuticas”, explica Ramirez.


TOP