Seminário com Samuel Goldenberg encerra série de eventos online promovidos pela Pós-graduação da Fiocruz Paraná em 2020

Mais de 20 encontros promoveram a troca entre discentes, pesquisadores e a comunidade acadêmica
Em um ano marcado pelo isolamento social em função da pandemia do coronavírus, o Programa de Pós-graduação em Biociência e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) se reinventou e promoveu, a desde maio, 23 seminários online que movimentaram não só os discentes, mas toda a comunidade acadêmica. A série de encontros virtuais contou com uma edição especial de encerramento do ano letivo. Ministrado pelo pesquisador Samuel Goldenberg, que abordou o tema “Cartas a um jovem cientista”, o evento trouxe inspiração para os mais de 100 espectadores participantes.
Samuel falou sobre a paixão e o compromisso como dois dos requisitos para construir uma carreira como cientista. Trouxe para a discussão pontos que incluíram a relação orientando e orientador, entre a ciência e a sociedade e a importância da ética na área, entre outros aspectos relacionados a atuação na área de pesquisa. “A ciência não pode se prender a dogmas, o cientista tem que ser iconoclasta. Pode duvidar, mas não desistir, já que pode estar diante de uma grande descoberta”, ressaltou.
A ética e a importância da relação entre a ciência e a sociedade também foram destacadas pelo pesquisador. “O compromisso da ciência é com a verdade. Cientistas são pessoas comuns que tiveram o privilégio de seguirem numa carreira acadêmica. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos atualmente, temos um papel muito importante e nossas contribuições são fundamentais em todas as áreas. Por isso, a ações de divulgação científica são importantes”, avaliou Samuel.
Perdeu algum dos seminários da PPGBB da Fiocruz Paraná?
Acesse https://www.posgraduacao.icc.fiocruz.br/seminarios-virtuais/ e assista a série de eventos promovidos em 2020.