Curso realizado pelo ICC em parceria com o PET-Farmácia da UFPR integra alunos e pesquisadores

De 17 a 21 de fevereiro, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) realizou o mini-curso “Técnicas de Biologia Celular e Molecular aplicadas à Saúde”. A iniciativa, que reuniu mais de 50 participantes foi organizada pela Coordenação de Extensão do ICC em parceria com a Coordenação do Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (PET-Farmácia UFPR). Foram oferecidas aulas teóricas e práticas, ministradas por pesquisadores e alunos do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC.
Para a tutora do PET-Farmácia, Alessandra Barreira, a parceria superou as expectativas. “O curso foi uma grata surpresa para nós. Uma das nossas alunas apontou a necessidade de nos informarmos mais sobre doenças negligenciadas. A partir daí, começamos a construir a parceria e conseguimos trazer alunos não só do curso de Farmácia, mas também de Biologia, Biomedicina, da Medicina e de Enfermagem”, comemora Alessandra.
A estudante de Farmácia da UFPR, Suelen Tosi, reforça a percepção da coordenadora do PET-Farmácia da UFPR. “Superou nossas expectativas, a ideia inicial era organizar uma ou duas palestras no nosso campus, quando veio a possibilidade de vir até aqui e ter aulas práticas, foi incrível”, avalia.
Outra graduanda do curso de Farmácia e uma das idealizadoras do curso, Priscila Nanes, conta que a experiência abriu a possibilidade de novos caminhos profissionais. “Eu conhecia o Instituto, mas não sabia exatamente em que área atuava. Na apresentação de abertura, eu percebi que a Fiocruz é muito maior do que eu imaginava. A parte de parasitologia é abordada na faculdade, então foi uma complementação. Já a parte de células-tronco foi uma novidade para mim. Gostei mais do que eu esperava e comecei a pensar em procurar um estágio nessa área”, conclui.