ICC realiza aula inaugural com um dos grandes nomes da genética no país

por / quarta-feira, 11 Março 2020 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Para dar início a mais um ano letivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), foi realizada nesta quarta-feira (11/03) a aula inaugural “Por que temos câncer com a luz do sol?” ministrada por um dos grandes nomes da genética no Brasil, Carlos Frederico Martins Menck. O convidado foi apresentado pelo pesquisador do ICC, Samuel Goldenberg, que ressaltou sua trajetória científica e a troca de experiência com o cientista.

O Doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) falou sobre a sua contribuição científica para a síndrome Xeroderma Pigmentosum (XP), uma doença genética caracterizada pela ultra sensibilidade à radiação ultravioleta. Os estudos foram realizados no Recanto das Araras, região no interior de Goiás onde atualmente vive a maior população de XP do mundo. De acordo com o professor, as pessoas que sofrem com esse problema têm alta foto sensibilidade, níveis elevados de câncer de pele, envelhecimento precoce e até mesmo complicações neurológicas.

Na ocasião, também estave presente a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, que foi recebida pelo diretor do Instituto, Bruno Dallagiovanna.
Como anfitrião, o coordenador do PPGBB, pesquisador do ICC e novo membro da Academia Americana de Microbiologia, Márcio Rodrigues, deu as boas-vindas aos convidados e aos alunos.

Cristiani Machado deixou uma mensagem importante de incentivo aos professores e, principalmente, aos veteranos e aos alunos que estão ingressando no curso. “Podemos estar vivendo tempos difíceis na área da ciência, tecnologia e na educação do país, mas é nesse momento que devemos estar mais consistentes nos nossos deveres e oportunidades de aprofundar os estudos e pesquisas e produzir conhecimento novo, que seja socialmente relevante e que vá contribuir para o desenvolvimento cientifico e tecnológico”, afirma a vice-diretora.

A Fiocruz está completando 120 anos em 2020 e o Instituto Carlos Chagas representa a Fiocruz no estado do Paraná há 20 anos. Já o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia completou 10 anos, formando mais de 120 alunos e com mais 90 estudantes em curso.
Samantha Mahara – ASCOM ICC


TOP