Cooperação entre as Plataforma de Bioensaios da Fiocruz Paraná e de Farmanguinhos é formalizada
A colaboração entre as plataformas de bioensaios da rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz – Bioensaios em métodos alternativos em citotoxicidade, RPT11J da Fiocruz Paraná e Bioensaios para triagem de compostos antitumorais, RPT11M de Farmanguinhos – se iniciou em 2019, com a aproximação a partir da submissão e aprovação conjunta de um projeto ao programa InovaLabs 02 da Fiocruz. Em maio deste ano, a colaboração foi formalizada por meio de uma carta compromisso firmada entre a Fiocruz Paraná e Farmanguinhos.
“Desde então as Plataformas vêm atuando de forma conjunta em projetos de pesquisa, ensino e melhoria da gestão da qualidade”, destaca Alessandra Melo de Aguiar, consultora da plataforma Bioensaios em métodos alternativos em citotoxicidade da Fiocruz Paraná. “Essa união de esforços e competências científicas e de gestão têm permitido avanços significativos e troca de experiências na área de bioensaios”, reforça a responsável técnica pela plataforma, Ana Paula Ressetti Abud.
A iniciativa se deu por meio da atuação da Assessoria de Novos Negócio e Inovação (ANNI) da Fiocruz Paraná e é um marco importante na colaboração, fortalecendo a iniciativa e seus próximos passos. A atuação se dará em quatro eixos temáticos que incluem pesquisa e desenvolvimento tecnológico; ensino especializado; gestão e garantia da qualidade em plataformas tecnológicas; captação de recursos na busca de otimizar processos laboratoriais e fortalecer a pesquisa científica.
“A parceria representa um importante passo para a integração dos serviços com possibilidades de apresentarem serviços e fluxos inovadores dentro da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, potencializando novas estratégias que visem a qualificação dos serviços ofertados a partir de compartilhamento de competências e estruturas. Tal estratégia pode vir a ser exemplo para outros serviços da Rede.”, ressaltou Sabrine Losekann, analista da ANNI que acompanhou o processo.
“Uma das vantagens dessa parceria é a facilidade de transferência de amostras. O pesquisador da Fiocruz Paraná poderá entregar uma amostra no laboratório em Curitiba e essa amostra chegará ao Rio de Janeiro, sem nenhum trabalho adicional para o pesquisador”, afirma o coordenador da Plataforma de Bioensaio de Farmanguinhos, André Luiz Franco Sampaio. “Os dois laboratórios construirão um relatório conjunto sobre a atividade realizada em ambos. Esse processo não só traz ganhos em agilidade, mas também reduz custos para os pesquisadores”, diz.
Ana Paula Gregório Alves Fontão, responsável Técnica da RPT11M, destacou a colaboração entre a sua plataforma e a RPT11J e o Banco de Células do ICC, com troca de expertise e melhoria dos modelos de qualidade: “Estas ações são importantes para o apoio a projetos de PD&I e buscam elevar o nível dos serviços ofertados”, afirmou Ana Paula.
Nos dias 5 e 6 de junho, André e Ana Paula foram recebidos pela equipe da plataforma de bioensaios da Fiocruz Paraná para realizar visitas técnicas às instalações, reuniões de trabalho entre as duas plataformas e debate com pesquisadores sobre projetos e iniciativas em conjunto.
Conversa com estudantes do PPGBB
No dia 5, André Sampaio ministrou o seminário “Ensaios antitumorais na Plataforma Fiocruz RPT11M: da biodiversidade à nanotecnologia”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná. Sampaio, juntamente com Ana Paula Gregório Alves Fontão, conversou com os estudantes sobre a importância das plataformas e como elas podem interligar serviços para apoiar o desenvolvimento de projetos e publicações científicas. O pesquisador destacou a relevância de sair da zona de conforto e ouvir os questionamentos dos alunos, que muitas vezes levam a reflexões e melhorias nos processos.
Para saber mais sobre as áreas de atuação de ambas as plataformas, é possível visitar os sites de ambas as plataformas
RPT : RPT11J – Bioensaios com métodos alternativos em citotoxidade (fiocruz.br)
RPT : RPT11M – Bioensaios para triagem de compostos antitumorais (fiocruz.br)
Acesse também o portifólio de inovação da Fiocruz Paraná em https://www.inovacao.icc.fiocruz.br/.
Foto: Itamar Crispim