Fiocruz Paraná elege novo diretor para o quadriênio 2025/2029

Nos dias 08 e 09 de maio, os servidores da Fiocruz Paraná votaram para eleger o novo diretor da unidade. Com um total de 82 votantes (97,6% do total), a comunidade escolheu Fabiano Figueiredo como diretor para o quadriênio 2025/2029, com 53 votos. A segunda colocada foi a pesquisadora Andrea Ávila, com 21 votos.
O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral, instituída pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz Paraná, e contou com um cronograma iniciado de em 20 de março. Para dar transparência a todas as etapas, foi publicado no portal da instituição com todas as informações sobre o pleito. Durante a campanha foram realizados dois debates presenciais, que contaram com a maciça participação dos colaboradores.
Sobre a trajetória de Fabiano Figueiredo
Médico-veterinário, formado pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal, com mestrado e doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). Atua como pesquisador na área de Saúde Pública desde 2006 e, atualmente, sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da Fiocruz Paraná, onde também coordena a área de Reservatórios Domésticos e Silvestres do Centro de Referência Nacional em Leishmanioses.
Com mais de 20 anos de carreira científica, publicou mais de 130 artigos nas áreas de epidemiologia, diagnóstico e controle de zoonoses, além da formação de dezenas de mestres, doutores e bolsistas de iniciação científica.
Chegou à Fiocruz Paraná em 2017, onde contribui para a consolidação de laboratórios de referência e assume responsabilidades de gestão. Foi coordenador do Laboratório de Biologia Celular, responsável técnico pelo LACEA, ocupou os cargos de Vice-diretor de Infraestrutura e, posteriormente, de Vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.
Foto: Itamar Crispim