Visitas técnicas ao ICC inspiram estudantes a seguir o caminho da CT&I
Grupos de estudantes de ensino básico profissionalizante e de graduação visitaram o ICC durante o mês de setembro, sendo recebidos por pesquisadores e tecnologistas do instituto que lhes contaram um pouco sobre seus trabalhos e sua atuação. Das visitas técnicas que ocorrem quinzenalmente, desta vez participaram alunos do curso Técnico de Meio Ambiente, do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (Ceep) e do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Ponta Grossa).
Fizeram parte do percurso das visitas dos dias 13 e 27 de setembro, as plataformas de Citometria de Fluxo, de Biologia Estrutural e Engenharia de Proteínas, de Espectrometria de Massa, o Centro de Microscopia e o Laboratório de Ciências e Tecnologias aplicadas à Saúde (Lactas), além do setor administrativo do instituto.
Acompanhados pelo professor Roberto Shiniti Fujii (Ceep) e pela professora Juliana Bittencourt (UTFPR), ambos os grupos foram recebidos por Carla Cavalcanti, responsável pelas visitações, e acolhidos por pesquisadores e tecnologistas do instituto.
Rodrigo Costa, responsável pela plataforma de Citometria de Fluxo, relata sua experiência com os alunos do Ceep. “Achei eles bem interessados. No final, perguntei se entenderam alguma coisa, já que nunca tinham ouvido falar do assunto, e todos responderam que sim. Foi bastante gratificante!”, afirmou. Já a Michel Batista chamou atenção a preocupação desses alunos com a destinação de resíduos. “Como são estudantes de Meio Ambiente, achei bem interessante esse questionamento”, disse. Além deles, Bruna Marcon, Lia Medeiros e Natália Bueno contribuíram com a formação dos estudantes, respondendo as dúvidas que surgiam frente às explanações que fizeram das plataformas de Microscopia e de Biologia Estrutural, respectivamente.
E se as plataformas impressionaram pelos equipamentos e possibilidades que oferecem à pesquisa, o contato com o laboratório maximizou a experiência. Dalila Zanette e Mateus Aoki, pesquisadores do Lactas, destacam o interesse dos alunos da UTFPR nas análises de biologia molecular para a detecção de biomarcadores para leucemia. “Tivemos uma conversa bastante proveitosa sobre a importância da ciência aplicada à saúde e sobre a carreira científica”, contou Dalila.
Para completar toda a informação recebida, os grupos passaram pelo Centro de Memória, Biblioteca e Documentação (Cembid/ICC), onde Manoel Barata mostrou o espaço, falando sobre o patrono do instituto, Carlos Chagas, e da instituição, Oswaldo Cruz.
O grupo do Ceep veio com a coordenadora do curso Técnico de Meio Ambiente do Ceep, Carla Estrambek Natal, e a coordenadora Pedagógica, Luana Cristina Hugen, e o grupo da UTFPR com a professora de Genética de Microorganismos, Juliana Bittencourt.
Os responsáveis por ambas as equipes destacaram a importância dessa visita e o aprendizado resultante para os estudantes, agradecendo a oportunidade. Agradecimentos merecidos pela equipe de cientistas do ICC que dedica um tempo precioso a estes estudantes, inspirando sonhos e vocações científicas, exercendo seu papel social e colaborando com o cumprimento da missão institucional da Fiocruz, de aproximar a ciência da sociedade.