Tese desenvolvida no PPGBB/ICC recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta semana o resultado preliminar do prêmio Capes de Tese 2023. Marlon dos Santos, egresso do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC – Fiocruz Paraná, recebeu Menção Honrosa com a tese “Avanços na proteômica: novas tecnologias de aquisição de dados, ferramentas, e estratégias de análise”. Santos foi orientado por Paulo Carvalho e coorientado por Juliana Carvalho.
A edição deste ano teve o maior número de inscritos nos 19 anos de existência da premiação: 1.469 trabalhos. O prêmio reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.
“Receber uma Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023 foi uma das experiências mais gratificantes da minha carreira. Esta premiação, para mim, vai além do reconhecimento; é uma validação profunda do trabalho que dediquei anos a desenvolver”, afirmou Marlon dos Santos. “Este prêmio reafirma que as questões que investiguei e as respostas que busquei têm relevância e valor. Isso fortalece em mim a convicção de que a pesquisa que faço tem potencial para causar um impacto significativo, seja no avanço científico ou em aplicações práticas que podem beneficiar a sociedade.”
Para Marlon, o prêmio é também uma homenagem aos orientadores, colegas e a sua família. “Todos me apoiaram incondicionalmente ao longo dessa jornada. Sem eles, esse reconhecimento não teria sido possível. Este prêmio é uma celebração de nossa dedicação, esforço e amor pela pesquisa. Seguimos juntos, pelo avanço da ciência.”
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, parabenizou Marlon dos Santos, seus orientadores Paulo Carvalho e Juliana Carvalho, e toda a comunidade do ICC – Fiocruz Paraná. Segundo ela, esse prêmio é um reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido, que também expressa um esforço coletivo. “Ficamos muito felizes. O prêmio tem grande significado, dado que o Programa de Biociências e Biotecnologia recentemente teve sua nota aumentada na avaliação da Capes, o que mostra a qualidade da formação oferecida. O trabalho de Marlon é inovador e traz uma contribuição importante na área de biotecnologia, estratégica para a Fiocruz e a ciência brasileira”, afirmou Cristiani.
Como lembra Paulo Carvalho, a cada ano os programas de pós-graduação selecionam a melhor tese para representá-los. “Ser selecionado pelo programa já é uma grande honra. Cerca de 80 programas na área de biologia enviaram trabalhos e apenas três teses foram selecionadas. Então é muito difícil conseguir essa menção”, ressalva Carvalho.
“A menção honrosa destaca o mérito, a qualidade, a relevância e o impacto do trabalho desenvolvido. Algo que é alcançado em equipe: aluno, orientador, colegas, professores. Colocar o PPGBB nessa posição motiva, orgulha e encoraja todos os docentes, discentes e colaboradores do PPGBB”, reforça Tatiana Brasil.
A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, expressa o orgulho que essa conquista traz para toda a comunidade do instituto. “O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Marlon apoiado por seus orientadores nos traz uma grande alegria e eleva a todos nós. Além de uma honrosa conquista, representa também o resultado de esforços empenhados por todas as áreas do instituto para o fortalecimento do nosso programa a se somar ao aumento da nota que atingimos neste ano junto à Capes”, destaca Maria das Graças.
A solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese 2023 ocorrerá em dezembro.