Tese de doutorado de estudante do PPGBB da Fiocruz Paraná se transforma em artigo na Nature Methods

por / terça-feira, 05 novembro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Em um avanço científico que destaca a qualidade dos pesquisadores formados no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná, a revista Nature Methods – uma das publicações científicas de maior impacto mundial – trouxe em sua edição de outubro de 2024 um artigo resultante da tese de doutorado de Milan Clasen, agora ex-aluno do programa. A pesquisa liderada por Clasen representa um marco na análise de interações proteína-proteína (PPIs), um dos grandes desafios da biologia estrutural, e abre novas perspectivas para o desenvolvimento de tratamentos de doenças.

O estudo, realizado no Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e orientado pelos pesquisadores Paulo Carvalho, do ICC, e Fabio Cesar Gozzo, da Unicamp, desenvolveu uma ferramenta chamada Scout. Essa tecnologia promete transformar a análise de PPIs, essenciais para entender processos como sinalização celular e resposta imunológica, oferecendo uma maneira mais precisa e veloz de decifrar essas redes. Segundo Paulo Carvalho, a inovação reduz drasticamente a taxa de erro, que antes chegava a 60%, e aumenta a velocidade e precisão da técnica de espectrometria de massas de cross-linking (XL-MS), fundamental para mapear as interações em proteomas completos.

Para superar os desafios históricos da área, Clasen e sua equipe criaram proteínas recombinantes que simulam um proteoma complexo, possibilitando comparar metodologias computacionais e validar o Scout. Essa ferramenta permite, pela primeira vez, a análise precisa e em grande escala das interações proteína-proteína, oferecendo uma abordagem de alta sensibilidade e rapidez que pode acelerar o desenvolvimento de terapias.

Com o artigo “Proteome-scale recombinant standards and a robust high-speed search engine to advance cross-linking MS-based interactomics”, publicado na Nature Methods, o impacto do PPGBB é evidenciado pelo êxito de seus alunos em contribuir com a ciência global. A publicação reforça o papel do PPGBB na formação de pesquisadores capacitados a enfrentar desafios científicos de ponta e destaca a importância do investimento contínuo na formação científica e tecnológica de seus estudantes, promovendo avanços reconhecidos internacionalmente.

Além de Milan Clasen e dos orientadores, a pesquisa teve a colaboração do ex-aluno Diogo Borges e da estudante Louise Kurt, todos do PPGBB, ampliando o reconhecimento do instituto e a relevância de seus alunos para a inovação científica no Brasil e no mundo.


TOP