Semana de celebração no aniversário dos 13 anos do ICC

por / quarta-feira, 10 agosto 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Durante a semana de comemoração dos 13 anos de fundação do Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná), foram realizadas diversas ações para celebrar a data e valorizar o ambiente de trabalho.

A celebração começou na segunda-feira, 01, quando os monitores do circuito interno de TV do ICC ganharam mais cores e poesia com as fotografias da mostra “O ICC que pouca gente vê”. Lançando um olhar diferenciado do ambiente diário de trabalho, os fotógrafos Itamar Crispim, do ICC, e Rodrigo Méxas, do ICICT, flagraram cenas inusitadas dos jardins, da fauna e da flora do local, com belíssimo efeito visual, destacado no trabalho de edição e arte desenvolvidos por Wagner Nagib, do ICC.

Na terça-feira, 02, foi a vez do ICC cumprir sua tarefa de aproximação com a população indo aos territórios, com a visita ao Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), no qual a equipe interagiu com cerca de 900 alunos, aproveitando para apresentar o instituto e a Fiocruz como um todo. Além do projeto “A Humanidade em Busca de um Sonho em Comum”, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021), os estudantes também participaram de oficinas de produção fotográfica, audiovisual e jogos.

Na quarta-feira, 03, novamente na sua missão de relacionamento com a sociedade, o instituto lançou em seu site a agenda de reabertura das visitações técnicas às suas instalações. Após dois anos e meio de interrupção devido à pandemia de COVID-19, as visitas técnicas guiadas voltam a possibilitar o contato com as atividades de pesquisa e ensino que o ICC desenvolve, os ambientes em que são realizadas, e a aproximação com cientistas em seu trabalho cotidiano. Foram disponibilizadas sete datas até o final de 2022, das quais, ao final do dia de lançamento, quatro já tiveram suas vagas esgotadas, sinal da avidez de aproximação com o ambiente científico latente na sociedade.

Na quinta-feira, 04, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, ministrou a aula inaugural do segundo semestre de 2022 dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB), do Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná). Com a presença de alunos, pesquisadores e gestores do ICC, Krieger apresentou um panorama da atuação da Fiocruz durante a pandemia da Covid-19 e confirmou alguns planos de expansão e desenvolvimento da fundação. A fala de esperança e energia do palestrante inspirou perspectivas futuras nos alunos e destacou a importância da formação de recursos humanos pelo instituto, que se reafirma neste momento.

Na sexta-feira, 05, foi lançada a exposição digital Ä Cúpula da Terra”, em homenagem aos 30 anos da Rio-92, uma das datas celebradas no selo do ano da Fiocruz “Ciência e Saúde para a Soberania e a Democracia”, ao lado dos 200 Anos de Independência do Brasil e dos 150 Anos de Oswaldo Cruz. No totem digital, é possível navegar pela história de uma das mais importantes conferências mundiais da ONU, em que o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente foram temas centrais dos debates. Reafirmando seu compromisso com a Agenda 2030, presente no documento de referência do IX Congresso Interno da Fiocruz, o ICC expôs na ocasião os produtos educativos que vem desenvolvendo para comunicação com a sociedade sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por fim, a semana foi encerrada com um coffe break que reuniu os colaboradores no dia 05 no qual o diretor do ICC, Stenio Fragoso, se dirigiu a todos agradecendo a colaboração na construção de um instituto cada dia melhor e mais fortalecido, uma vez que é pelos colaboradores que este é feito. “A pesquisa é a nossa vocação, a educação é a nossa vocação. Mas, sem a união de todos, este instituto não existiria. Então, este aniversário é a celebração da nossa união, da nossa vontade, da nossa força de fazer este instituto mais reconhecido do que ele é”, afirmou Fragoso.

Fotos: Itamar, Manoel, Andre, Wagner


TOP