Primavera dos Museus na PUCPR conta com participação do ICC
A parceria nas artes plásticas entre o Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná) e a PUCPR está rendendo. A oficina “Brasis: Arte, Cultura e Movimento” foi ministrada pelo fotógrafo e artista plástico do ICC, Itamar Crispim, nos dias 21 e 28 de setembro, no Centro Cultural da PUCPR, com casa cheia em ambos os dias.
“É possível que a gente tenha que abrir uma terceira turma porque já há uma lista de espera”, afirmou Itamar Crispim, autor da exposição “A Ciência Caiu na Tinta”, que está em cartaz no mesmo local até o próximo dia 7 de outubro. “Quase todos os inscritos tiveram seu interesse despertado depois de terem visitado a exposição”, destacou. A maioria dos alunos é leiga nas artes plásticas. “Muitos alunos jamais tiveram contato com pincéis e tintas e vieram de áreas como o Direito e a Agronomia, o que foi uma surpresa”, constatou Crispim.
“Eu nunca tinha participado em nada de artes, sair da Engenharia e fazer uma oficina destas foi muito fora da curva e mesmo assim eu consegui me divertir muito”, relatou Cauã, um dos participantes. “Foi maravilhoso, a pintura foi muito divertida; eu estava com uma angústia hoje e quando comecei a desenhar… foi o que eu tinha ali, foi extremamente abstrato, mas um momento muito gostoso: estar presente e olhando o quadro dos outros” declarou Nelson.
Para cada pessoa, o contato com a arte falou de uma forma distinta. “Eu sou uma negação para artes, mas hoje aqui eu pude relaxar, ficar imersa em mim mesma, foi quase um momento de meditação, de autoconhecimento”, disse Rafaela. Já Vanessa, estudante de Design, viu na oficina uma oportunidade de aprender novas técnicas. “Eu pinto sempre com outras técnicas, mas fazia muito tempo que não pintava com acrílica. Hoje foi muito gostoso, foi incrível e eu aprendi bastante”.
Janaike Baum, historiadora que atua no Centro Cultural e Centro de Memória da PUCPR, destaca a importância de unir arte, ciência e cultura na universidade. “A parceria entre PUCPR e Fiocruz Paraná na exposição A Ciência Caiu na Tinta é uma oportunidade para que a comunidade universitária conheça a união e a forma como esses dois mundos trabalham; a arte e a ciência sempre estiveram juntas como forma de representação e na universidade trabalhamos com a formação integral do aluno e a arte vem nesse sentido também, de educar pelo olhar”. Henrique Rocha, coordenador de Cultura da PUCPR, vê a parceria entre ICC-Fiocruz Paraná e PUCPR como fundamental para aproximar artistas da população, proporcionando à população acesso à arte e contribuindo para a educação.
Na exposição “A Ciência Caiu na Tinta”, Itamar Crispim apresenta obras inspiradas na experiência vivida nos últimos 30 anos como servidor da Fiocruz. Ele traduz, em telas de cores, formas e estética impactantes, o universo microscópico dos laboratórios de uma das mais importantes instituições de pesquisa do país. As oficinas “Brasis: Arte, Cultura e Movimento” fizeram parte da programação da 16ª Primavera dos Museus da PUCPR.