Presidente da Fiocruz visita ICC pela primeira vez após sua nomeação

por / quarta-feira, 21 junho 2017 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Presidente da Fiocruz visita ICC pela primeira vez após sua nomeação

Encontro com os colaboradores marcou a transmissão de cargo do atual diretor do Instituto, Samuel Goldenberg, para o novo diretor, Bruno Dallagiovana

Os colaboradores do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) receberam na última segunda-feira, dia 19 de junho, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima. Foi a primeira vez que Nísia esteve na unidade regional após sua nomeação. O fortalecimento do papel estratégico da instituição para a Saúde e sua gestão democrática foram o tema do encontro, que também marcou a transmissão de cargo do atual diretor do Instituto, Samuel Goldenberg, para o novo diretor, Bruno Dallagiovana.

Samuel Goldenberg deu início ao evento apresentando um panorama do crescimento do ICC nos últimos oito anos, período em que foi diretor da instituição. Coordenador da implantação da Fiocruz no Paraná, o pesquisador destacou aspectos como a evolução das pesquisas em células-tronco no Instituto o trabalho desenvolvido na área de virologia, em especial, a produção dos kits de diagnóstico Hantec IGG e Hantec IGM para o diagnóstico de infecções por hantavírus e o pioneirismo nas pesquisas envolvendo Zika vírus e Chikungunya. “Agradeço o apoio sempre presente da presidência da Fiocruz e tenho certeza que nosso trabalho terá continuidade com o Bruno na diretoria”, enfatizou Samuel.

Novo diretor do ICC, Bruno Dallagiovana, agradeceu a presença de Nísia e ressaltou o principal desafio ao assumir a diretoria do ICC. “Temos o dever de manter a história de sucesso do Instituto, manter a qualidade do que se desenvolveu aqui na gestão do Samuel. Gostaria de pedir apoio de todos para iniciar essa jornada”, disparou o novo diretor.

Em sua fala, a presidente da Fiocruz agradeceu à Samuel pela dedicação e pelo trabalho bem-sucedido no Paraná e deu boas-vindas à Bruno como novo diretor. “O primeiro objetivo da minha visita é agradecer ao Samuel por sua dedicação à frente desse Instituto, que se tornou a joia da coroa para a Fiocruz por sua trajetória de crescimento. Tive o privilégio de acompanhar a cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto ao Samuel, que reconheceu sua trajetória como grande pesquisador e formador de pessoas. Certamente um merecido reconhecimento. Ao Bruno, agradeço por essa união com Samuel, que é muito importante para a unidade da Fiocruz. Precisamos nos unir, ter pensamento crítico para fazer balanços e contribuir para os próximos momentos do país”, reforçou a presidente da Fiocruz.

A ênfase da pesquisa voltada para a inovação no SUS, a capacidade de renovação e formação de recursos humanos, o fortalecimento da Fiocruz como instituição estratégica e a comemoração do “Ano Oswaldo Cruz”, foram alguns dos temas que Nísia debateu com os colaboradores durante a visita.

Foto: Itamar Crispim


TOP