Preocupação com a redução da cobertura vacinal
O cenário adverso enfrentado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que apresenta uma drástica redução nas taxas de cobertura vacinal em crianças e adultos, tem chamado a atenção da sociedade. O Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz), aliando-se aos esforços nacionais de reversão dessa situação, participa da Comissão de Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, articulada entre Fiocruz e Ministério da Saúde.
Na semana passada, o ICC foi destaque em reportagem da TV Evangelizar sobre a queda na cobertura vacinal, feita pela repórter Fabiana Wantuch. A pesquisadora Letusa Albrecht, do ICC, falou sobre as fases do processo de pesquisa e desenvolvimento de uma vacina, que garantem a segurança contra reações quando chegam ao mercado. “O benefício de ser vacinado é muito maior que o risco de se ter um efeito colateral”, afirmou Letusa.
Na sua tarefa de comunicação com a sociedade e esclarecimento à população para fazer frente às fake news, é imprescindível a participação daqueles que fazem Ciência no seu dia a dia. Os pesquisadores que produzem conhecimento em Saúde Pública contribuem de forma ímpar nessa tarefa, com a disponibilidade para informar a imprensa e a população, somando-se aos esforços no enfrentamento ao cenário de negacionismo da ciência dos dias atuais.