Plataforma de Espectrometria de Massas da Fiocruz Paraná é a única da região Sul

por / sexta-feira, 16 julho 2021 / Categoria Sem categoria

Única na região Sul do país operando no modo core facility, a Plataforma de Espectrometria de Massas do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) oferece, a grupos de pesquisadores de todo o Brasil, análises de amostras proteicas originárias de cultivo celular, fluidos biológicos, tecidos animal ou vegetal, entre outros. O trabalho auxilia na compreensão do funcionamento de sistemas biológicos, na identificação de marcadores presentes em patologias e como metodologia analítica para controle de qualidade na produção de proteínas e compostos químicos. Com as atividades iniciadas em 2010, a plataforma registrou avanços importantes em sua infraestrutura, que atualmente conta com dois espectrômetros de massas de alta resolução e receberá o terceiro até o final de 2021.

Em 2019, a plataforma atendeu 24 grupos internos, da Fiocruz, e 10 externos. Houve um aumento nas demandas nos últimos anos e foram registrados atendimentos para instituições de pesquisas e universidades de estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Pará. “Isso se deve à moderna infraestrutura que oferecemos e à expertise da equipe, que efetua desde o preparo das amostras, a análise por cromatografia líquida associada à espectrometria de massas e o processamento dos dados, gerando como resultado a identificação e quantificação das proteínas presentes na amostra”, avalia o tecnologista em saúde pública e coordenador da plataforma, Michel Batista.

A equipe é formada por doutores com experiência na área de atuação da plataforma e com instrumentos analíticos de alta tecnologia. “De 2018 pra cá, recebemos um investimento de cerca de R$ 5 milhões e, aqui no Paraná, reforçamos a proximidade com instituições como o Instituto de Biologia Molecular, que possui uma planta de produção instalada e possibilita que as análises sejam utilizadas para a elaboração de produtos aplicáveis para o enfrentamento de problemas de saúde pública regional e nacionalmente”, explica o consultor científico da plataforma e pesquisador do ICC, Fabricio Marchini.

Técnica versátil, a análise por espectrometria de massas detecta e identifica moléculas de interesse por meio da determinação da sua massa e estado de carga. “Qualquer molécula, desde que carregada positivamente ou negativamente, pode ser analisada, mas na nossa plataforma o carro chefe é a análise de proteínas. Estamos constantemente buscando novas técnicas e estamos, nesse momento, padronizando a análise de anticorpos monoclonais, que podem contribuir no desenvolvimento de medicamentos biológicos, que vai nos aproximar da área de inovação, com a atuação na pesquisa aplicada para o Sistema Único de Saúde”, finaliza Michel Batista.

A Plataforma de Espectrometria de Massas integra a Rede de Plataformas Tecnológicas e é apresentada como um serviço do Portfólio de Inovação do ICC. Acesse e saiba mais em https://www.inovacao.icc.fiocruz.br/plataforma-espectrometria-de-massas/.

 


TOP