Pesquisadores do ICC são selecionados para participar de evento no Panamá

por / terça-feira, 11 outubro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Patricia Shigunov e Mateus Aoki, pesquisadores do ICC, foram selecionados para participar de um evento realizado pelo projeto EULAC PerMed no Panamá, entre os próximos dias 15 e 18 de novembro.

O projeto EULAC-PerMed é implementado por um consórcio birregional de 11 organizações de 10 países (Espanha, Alemanha, Brasil, Itália, Chile, França, Uruguai, Panamá, Israel e Argentina) e tem como foco ampliar a política entre União Europeia (EU) e América Latina e Caribe (LAC) e a cooperação em pesquisa em Medicina Personalizada (MP). Para enfrentar os desafios existentes na pesquisa em MP e ajudar a estabelecer metodologias comuns, o projeto organiza workshops técnicos que criam uma plataforma de compartilhamento de insights técnicos sobre metodologias existentes e futuras.

É para participar de um destes workshops que Shigunov foi selecionada por sua atuação na área. “Estou muito animada com a oportunidade de participar desse encontro que reúne palestrantes e pesquisadores da Comunidade dos Países Latino-americanos e Caribenhos e também da União Europeia para conversar sobre medicina personalizada, um assunto ao que temos nos debruçado em conhecer cada vez mais aqui no instituto. A possibilidade de conhecer colegas da área e aprofundar conhecimentos me traz muita alegria e a expectativa é grande”, conta Shigunov. A oficina se concentrará nos designs de ensaios clínicos aplicados em MP, explorando as vantagens e os desafios dos diferentes designs por meio de casos de uso, além dos desafios e oportunidades de colaborações multinacionais em MP.

Já Mateus Aoki participará também de um curso sobre MP que tratará sobre lacunas e desafios dos estudos clínicos de diferentes doenças, destacando a oncologia. “Estes eventos são muito importantes e relevantes para troca de experiências, dificuldades e soluções dentro da pesquisa clínica voltada a medicina personalizada. Além disso, é uma excelente oportunidade de colaboração e inserção em redes de pesquisa clínica e medicina personalizada da América Latina e Europa”, declara Aoki.

 


TOP