Perspectivas para novos rumos de atuação marcam o nono aniversário do ICC
Realização do credenciamento dos laboratórios reforçou a comemoração, que ainda contou com inauguração de exposição que une a ciência e a arte
O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) celebra 09 anos de existência nesse mês de agosto. Para marcar a comemoração, foi realizado entre os dias 06 e 07, o credenciamento dos laboratórios do Instituto. A iniciativa inédita suscitou o debate sobre os novos rumos da atuação do ICC, com a avaliação dos laboratórios já existentes, a readequação de alguns deles e a proposta para a formação de novos. Uma equipe de especialistas externos, formada pelo virologista e diretor do Instituto Oswaldo Cruz, José Paulo Leite; pelo coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, Carlos Morel; pelo coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos da FAPESP, Glaucius Oliva; e pelo coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa, Antônio Carlos Campos de Carvalho.
Foram dois dias de programação, iniciados com a apresentação oral, aberto ao público interno, das propostas pelos grupos de pesquisa. No segundo dia, os avaliadores realizaram entrevistas individuais e visitaram os laboratórios. No encerramento da iniciativa, foi comemorado o nono aniversário do Instituto com uma confraternização e a inauguração da exposição “A ciência caiu na tinta”, assinada pelo fotógrafo do ICC, Itamar Crispim, que reproduz em telas pintadas em acrílico, imagens científicas produzidas por cientistas da unidade e inspiradas na trajetória do artista ao longo dos anos. “A ideia é trazer a estética da ciência para essas telas, num trabalho que reúne arte e ciência”, ressaltou o artista.
Os pareceres do processo de credenciamento foram homologados na reunião do Conselho Deliberativo em 28 de agosto. A partir dessa data, o ICC passar a contar com nove laboratórios de pesquisa. “Foi uma honra receber uma comissão avaliadora tão importante para realizar, pela primeira vez, esse processo. Estamos felizes por receber um retorno positivo. A banca foi unânime em registrar que somos um instituto coeso em sua produção, além de ressaltar a qualidade dos laboratórios e parabenizar pela nossa trajetória e crescimento”, comemora o diretor do ICC, Bruno Dallagiovanna.
Conheça o grupo de laboratórios do ICC, em sua nova configuração:
– Laboratório de Ciências e Tecnologias Aplicadas em Saúde
Pesquisador Responsável: Marco Aurélio Krieger
– Laboratório de Biologia Básica de Células Tronco
Pesquisador Responsável: Bruno Dallagiovanna
– Laboratório de Biologia Molecular e Sistêmica de Tripanossomatídeos
Pesquisador Responsável: Stênio Fragoso
– Laboratório de Regulação de Expressão Gênica
Pesquisador responsável: Samuel Goldenberg
– Laboratório de Proteômica Computacional e Estrutural
Pesquisador Responsável: Paulo Carvalho
– Laboratório de Pesquisa em Apicomplexa
Pesquisador Responsável: Andrea Ávila
– Laboratório de Biologia Celular
Pesquisador Responsável: Maurílio José Soares
– Laboratório de Biologia Estrutural e Engenharia de Proteínas
Pesquisador Responsável: Nilson Zanchin
– Laboratório de Virologia Molecular
Pesquisadora Responsável: Cláudia Nunes Duarte dos Santos
O Credenciamento dos laboratórios – 9 Anos Fiocruz Paraná
Photos: Itamar Crispim
A exposição – A ciência Caiu na Tinta
Photos: Itaru Crispim