Oficina trata da Produção Escrita em instrumentos educativos

por / quarta-feira, 29 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A oficina preparatória online sobre Produção Escrita, da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas da Fiocruz Paraná, abordou na segunda-feira, 27, os diversos formatos e possibilidades de uso de textos criativos no desenvolvimento de produtos educativos voltados para a valorização da saúde e da cidadania.

“A produção de um texto deve equilibrar técnica e criatividade, ainda mais hoje em dia quando a linguagem visual ganha nas mídias importância igual ou maior que a própria linguagem escrita”, disse o jornalista André Nishizaki, assessor de Comunicação do Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná).

Segundo ele, três pressupostos facilitam a produção escrita: o hábito da leitura, o domínio da língua portuguesa e a definição clara do conteúdo. “Com esses três elementos, a pessoa pode sentar e começar a escrever”, afirmou, completando sua videoaula com dicas, técnicas e modelos de elaboração de um texto.

Para a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC-Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto, diversos produtos educativos podem ser criados a partir do uso da escrita, como gibis, cartilhas, literatura de cordel, haicais, roteiros, entre outros. “É importante que usemos a linguagem lúdica para atrair as crianças e os adolescentes para a leitura desses produtos”, disse.

A videoaula sobre Produção Escrita e as demais oficinas da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas estão disponíveis no canal do YouTube da Extensão e Divulgação Científica Fiocruz Paraná (link abaixo). Nesta quinta-feira, 30, acontece a última oficina preparatória com o tema “Conteúdo para Redes Sociais”.

Confira a oficina sobre Produção Escrita: https://www.youtube.com/watch?v=gQapZPFQWJc


TOP