Mais Meninas na Fiocruz – No Rastro de Merit
Considerada por muitos anos a primeira mulher cientista da história, Merit Ptah viveu no Egito em 2.700 a.C. Nascida na África, praticava as artes medicinais da cura, sendo conhecida como Grande Chefa Médica.
Estudos atuais questionam sua existência real, atribuindo a Peseshet, nascida no Egito em 2.100 a.C, o primeiro registro de mulher praticando ciência, devotada às artes médicas.
Com o pé nas areias do Egito ancestral, inspiradas por poesia e realidade, seguimos no movimento das areias e ventos que modificam os tempos, celebrando mais de 4.000 anos de história da atuação da mulher na ciência. Trajetória nobre que inspira sonhos e passos para o futuro.
O Jogo “No Rastro de Merit”
Jogo analógico que visa o resgate da história de mulheres cientistas ao longo do tempo, a valorização das cientistas contemporâneas e a inspiração para futuras cientistas.
Conectando passado, presente e futuro, o jogo possibilita conhecer a atuação das mulheres na ciência bem como empecilhos, superados e atuais, que lhes dificultam a trajetória, e esperanças e oportunidades com o fortalecimento da sororidade na caminhada científica.
Concebido para ser jogado a partir de 07 anos, entre 2 a 6 participantes, de forma individual, em duplas ou com formação de times.
Uma produção do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná, por meio da Coordenação de Extensão e Divulgação Científica, com apoio da Chamada VPEIC/Fiocruz Mais meninas na Fiocruz/2020.
Criação e desenvolvimento: Maria das Graças Rojas Soto e Luna Foschini
Ilustrações: Gabriela Rojas
Lançamento virtual: 30 de março
Hora: 10h
Link de acesso Sala Virtual:
https://us02web.zoom.us/j/5953384663?pwd=aVFKSU52ZnNRbGVQOHZzNkxKNzZGUT09
Links de transmissão: