O LeishSul foi idealizado para criar um ambiente de discussão e atualização sobre diferentes aspectos das Leishmanioses, um importante complexo de doenças parasitárias cuja transmissão está estabelecida em várias regiões do Brasil.
O objetivo desta proposta é realizar um evento nacional que promova a difusão de conhecimento por meio do intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, e profissionais dos órgãos institucionais de Saúde Pública. Esta será a quarta edição do evento, que ocorre a cada dois anos, e vem ganhando visibilidade nacional. A primeira edição aconteceu em 2019, de forma presencial na Fiocruz Paraná.
A segunda edição, em 2021, foi realizada 100% online, e a terceira edição ocorreu em 2023, na Universidade Federal de Santa Catarina. O simpósio será uma oportunidade para debater as particularidades das Leishmanioses no sul do país, aproveitando a experiência de profissionais de outras regiões para estimular o diálogo sobre ações que podem contribuir com as políticas públicas para o controle da doença.
O evento será aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais e gestores, e incluirá um minicurso pré-evento voltado aos profissionais de saúde e vigilância epidemiológica, proporcionando um espaço para a adequação de novas diretrizes no combate às Leishmanioses no Brasil. O LeishSul será organizado pela Fiocruz Paraná, com o engajamento de parceiros da academia, do governo (CCZ e MS), setor empresarial (clínicas e hospitais veterinários), e sociedade civil (médicos, enfermeiros, médicos veterinários, entre outros), para juntos debaterem o estado atual e as perspectivas em relação às Leishmanioses.
Esperamos que a realização deste amplo e rico debate de dados científicos promova um intenso intercâmbio de ideias e atualização sobre diversos tópicos relacionados às Leishmanioses, o que certamente contribuirá diretamente para a definição de melhores estratégias de controle da doença no Brasil.