Desenvolvimento de insumos para testes diagnósticos

Linha de pesquisa

Abordagens multi-ômicas para desenvolvimento de dispositivos, softwares e outras ferramentas aplicadas em diagnósticos/prognósticos

O cenário de testes diagnósticos no Brasil ainda é carente de insumos e tecnologias que possam proporcionar uma melhor qualidade de saúde a população. Grandes empresas produtoras de kits diagnósticos moleculares e sorológicos realizam a comercialização de seus produtos e serviços no mercado brasileiro, entretanto com disponibilidade restrita devido ao alto custo, principalmente quando se contempla o cenário de sistema público de saúde. O desenvolvimento de insumos para serem base para a produção de kits diagnósticos moleculares e sorológicos é, portanto, uma frente essencial para o fortalecimento do sistema público de saúde brasileiro e garantir o fornecimento. Essa nacionalização de insumos permitirá um desenvolvimento e produção cada vez maior, mais independente e economicamente viável pelas unidades de saúde brasileiras como a Fiocruz.


Nesta área de pesquisa realizamos a prospecção, desenvolvimento, otimização e produção BPF de reagentes com melhor desempenho e robustez para serem utilizados em testes diagnósticos, como enzimas, tampões de reação e insumos para testes tipo imunoensaios. Entre essas podemos destacar Transcriptase Reversa e DNA Polimerase com seus respectivos tampões de reação, desenvolvidos e otimizados para apresentarem performance equivalente ou superior aos melhores produtos disponíveis no mercado. Além disso, em paralelo com as necessidades de insumos mais robustos para o mercado, o nosso desenvolvimento ocorre priorizando propriedades essenciais, como resistência a inibidores, alta estabilidade e processividade, e custo acessível. Para a execução mais ágil destes projetos utilizamos “Design of Experiments”, utilizando matrizes ortogonais de reagentes e condições, o que permite um planejamento mais racional e prático, reduzindo tempo e custos do processo de desenvolvimento.

Projetos e pesquisador responsável

  • Desenvolvimento de Master Mix para PCR em tempo-real.
  • Desenvolvimento de enzimas TaqFit e Transcriptase reversas.
  • Desenvolvimento de Master Mix para PCR em tempo-real tipo one-step.