ICC participa do Fórum Fiocruz de Memória

por / quinta-feira, 24 agosto 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O 5º Fórum Fiocruz de Memória (Fofim) ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O tema deste ano foi “Memória, construção do futuro”. O Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná esteve representado no encontro por Manoel Barata, bibliotecário e documentalista do Centro de Memória Biblioteca Informação e Documentação (Cembid-ICC).

“A quinta edição do Fórum Fiocruz de Memória foi um evento importante, na medida em que a Casa de Oswaldo Cruz, unidade responsável pela elaboração e implementação das políticas de memória na Fiocruz, recebeu diversos colaboradores da Fiocruz com a apresentação de palestras, documentos e experiências, ensejando assim, reflexões que poderão servir de suporte ou motivação, tanto na manutenção das atividades em andamento, quanto no surgimento de novas iniciativas”, contou Barata.

A programação do evento incluiu exibição de vídeo, lançamento de iniciativas de valorização da memória e minicursos para convidados. A mesa de abertura do 5º Fofim contou com a presença de Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Marcos Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); e Diego Bevilaqua, coordenador executivo da Política de Memória Institucional da Fiocruz.

Segundo recomendação da Unesco, todas as organizações produtoras de conhecimento, devem buscar alternativas para preservá-lo, no intuito de que o patrimônio cultural permaneça vivo como recursos de pesquisa e desenvolvimento. As ações de preservação documental, científicas e culturais são atividades fundamentais para que o conhecimento acumulado possa ser repassado de forma intacta para as futuras gerações, uma vez que o futuro de uma nação, de um povo ou de uma comunidade depende do conhecimento do seu passado”, afirma o colaborador do ICC.

Um vídeo foi produzido com o objetivo de preservar a memória institucional e da saúde da Fiocruz nos anos de 2022 e 2023. Acesse a produção em
https://www.youtube.com/watch?v=hafamEmjysM.


TOP