ICC participa do evento de boas-vindas para novos estudantes de iniciação científica na Fiocruz

por / segunda-feira, 23 outubro 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu suas portas nos dias 10 e 11 de outubro para receber os novos estudantes de Iniciação Científica (IC) das diversas unidades da instituição, dando início às suas jornadas de pesquisa com um evento caloroso e educativo.

O evento, realizado na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, foi organizado pela coordenação geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e contou com a presença dos bolsistas CNPq/Fiocruz que se destacaram em primeiro lugar na Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) 2023 das unidades regionais.

Os estudantes do ICC que participaram do evento incluíram Beatriz Maria da Silva Pereira (bolsista do CNPq/Fiocruz), orientada pela pesquisadora Beatriz Guimarães; Emanuel Kotcoski (bolsista da Fundação Araucária), sob a orientação da pesquisadora Ana Luiza Mosimann; e Alexandre Tumelero Júnior (bolsista da Fundação Araucária), cujo orientador é o pesquisador Eden Ribeiro Freire. Os três estudantes haviam sido premiados pelo ICC com uma viagem à sede da Fiocruz por sua colocação na RAI/ ICC, visita esta que realizaram acompanhados da coordenadora do Pibic na unidade, Fabíola Holetz, no encontro de boas-vindas organizado pelo VPPCB.

No primeiro dia do evento, os estudantes foram recepcionados no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, onde tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada por Ademir de Jesus Martins Junior, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. A palestra, intitulada “Metamorfose, Vacinas, Transgênicos e Supermosquitos: Uma Riqueza em 50 Cruzados!”, abordou diversos temas relacionados à pesquisa científica.

À tarde, uma roda de conversa com convidados e pesquisadores da Fiocruz proporcionou aos estudantes uma visão abrangente das diversas áreas de pesquisa na instituição. A participação ativa dos estudantes na discussão demonstrou não apenas seu interesse, mas também o envolvimento deles com as pesquisas realizadas pela Fiocruz.

O segundo dia do evento foi dedicado a atividades educativas e de integração. Os estudantes das unidades regionais foram guiados pela sede da Fiocruz, recebendo informações detalhadas sobre as áreas que compõem a instituição, além de explorar o Castelo da Fiocruz, a Cavalariça, a Biblioteca de Manguinhos e o Parque da Ciência. A vice-diretora de Educação, Informação e Divulgação Científica do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, contou sobre o que motivou o instituto a premiar os três primeiros colocados na Raic/ICC com a viagem ao campus de Manguinhos: “sabemos o quão transformador é estar naquele campus centenário onde estão, além do Castelo Mourisco, que é único e emblemático, tantos outros institutos de renome da Fiocruz, onde se pratica uma pesquisa multifacetada e se preza pela atuação junto à população e pela interlocução com a sociedade. Poder proporcionar a nossos estudantes esse privilégio é uma conquista que muito nos alegra, uma vez que sabemos do impacto que isso pode ter em suas trajetórias profissionais, o que vai ao encontro do futuro científico que lhes desejamos”, explica. Para Fabiola Holetz, coordenadora do Programa de Iniciação Científica do ICC – Fiocruz Paraná, essa experiência proporcionou uma compreensão do vasto e significativo trabalho realizado pela Fiocruz.

 


TOP