ICC marca presença no evento Smart City Expo Curitiba 2022

por / segunda-feira, 28 Março 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas, ODS

O ICC participou do Smart City Expo Curitiba, realizado nos dias 24 e 25 de março, no Expo Barigui, o Centro de Convenções do Parque Barigui, em Curitiba. Em sua 3ª. edição, o maior evento brasileiro sobre cidades inteligentes reuniu cerca de 15 mil pessoas de 30 nacionalidades. O evento abrigou um congresso internacional com a participação de 95 palestrantes especialistas em desenvolvimento socioambiental de 10 países, que discutiram soluções, oportunidades e desafios para transformação dos municípios em cidades inteligentes, além da feira de exposições, na qual 50 empresas apresentaram suas propostas de soluções inteligentes para problemas urbanos.

Cumprindo o estabelecido no IX Congresso Interno da Fiocruz, o ICC vem se alinhando à Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, iniciativa da Presidência coordenada por Paulo Gadelha, estabelecendo parcerias no estado do Paraná para o desenvolvimento de ações voltadas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, o instituto passou a integrar a Rede da Estratégia ODS, formada por instituições fortemente marcadas pela pauta de sustentabilidade, que se encarregou de abordar a agenda de Educação neste evento, assegurando a presença de todos os Núcleos Regionais de Educação do Paraná, com a participação de 150 professores de todos os municípios do estado.

A presença do setor de Educação em um evento deste porte é mais uma inovação de Curitiba, cidade que se mantém entre as três cidades brasileiras mais inteligentes do país, desde 2018. Apresentando as tecnologias sociais educativas que desenvolve, o ICC participou oferecendo oficinas aos professores, sensibilizando-os para as possibilidades das ações lúdicas nas mudanças de comportamento orientadas para o desenvolvimento sustentável em busca de uma vida mais saudável para o indivíduo, a coletividade e o planeta.

 “A saúde permeia todos os ODS e o instrumento que permite a transformação de cada segmento é a educação. Cidades inteligentes são cidades saudáveis, cujos cidadãos desenvolveram conhecimento e aprenderam a torná-las sustentáveis”, declarou o diretor do ICC, Stenio Fragoso, que compôs o painel de autoridades na cerimônia de abertura do evento. “Estamos ainda vivendo um momento de crise global, que, ainda que se tenha iniciado pela saúde, atingiu todos os segmentos de todos os lugares do mundo. Estamos todos interconectados, para o bem ou para o mal. Que seja para o bem. Para a busca de um mundo melhor. Em que ninguém seja deixado para trás”, finalizou Fragoso.

A participação da Estratégia ODS no evento Smart City foi articulada por Miriam Licnerski, Assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos, e Felipe Farhat, Articulador do de Parcerias do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, que reuniram os parceiros com afinidade ao tema e encabeçaram a organização do evento, juntamente com Thiago Teixeira, Coordenador do Planejamento Setorial da Secretaria de Estado da Educação. Nas falas e oficinas voltadas à Educação, com foco nos educadores, estiveram presentes, além dos articuladores mencionados e do ICC, Fundação Abrinq, Aldeias Infantis, Local Labs de Jacareí e Youth Action Hubs.

O evento foi encerrado com uma apresentação das alunas da escola de dança do Teatro Guaíra. Ao final do evento, o Secretário de Estado de Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, o diretor do Instituto Carlos Chagas, Stenio Fragoso e o Coordenador do Escritório de Relações Internacionais e Institucionais da Superintendência Geral de Ciência do estado, Luis Paulo Mascarenhas, entregaram às bailarinas jogos produzidos pelo ICC. Estes e outros jogos do instituto foram também distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, com financiamento da Fundação Abrinq, e cofinanciamento da Comissão Europeia.


TOP