ICC integra Comissão de organização da SBPC de 2023

por / sexta-feira, 03 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Comissão Organizadora da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Curitiba, em 2023, começou os preparativos para o maior evento de divulgação científica da América Latina, que, depois de 3 anos, tornará a ser realizado de modo presencial.

A SBPC existe há mais de 70 anos e reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia. A reunião anual é realizada sem interrupções desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina. Curitiba foi sede da SBPC em cinco ocasiões e o retorno para a cidade ocorrerá 37 anos depois da última vez, em 1986.

Em 2023, a instituição anfitriã do evento será a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em fevereiro passado, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, esteve reunido com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, para conhecer os parceiros da organização, as instalações dos campi da UFPR e os pontos da cidade que deverão ser palco das diversas atividades externas do evento.

Em reunião realizada na sede da Fundação Araucária nesta terça-feira, 31, representantes de universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade organizada, deram início aos trabalhos de organização do encontro, programado para acontecer de 23 a 29 de julho de 2023.

“O desafio de voltarmos a realizar um evento totalmente presencial é significativo e simbólico porque vamos apresentar as consequências para a ciência brasileira depois da pandemia”, avaliou o diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná), Stenio Fragoso. “Apesar das restrições impostas pela pandemia, a ciência e as pesquisas não pararam. Ao contrário, tivemos papel fundamental na transposição dessa crise sanitária”. Para Fragoso, as expectativas são favoráveis. “O empenho de todos é para fazermos do evento em Curitiba um marco para a SBPC devido a essas características. Com uma parceria de longa data, este ano a Fiocruz se filiou à entidade”.

A reunião foi conduzida pela Vice-Reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz, e o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis. Estiveram presentes na reunião, além do diretor do ICC, a Vice-Diretora de Ensino, Informação e Comunicação do instituto, Maria das Graças Rojas Soto; representando a UFPR, Helton José Alves, Marinês de Pauli Thomaz, Karla A. Nascimento Cunico, Fernando Marinho Mezzadri, Mayara E. B. Carneiro, Graciela Muniz e Carolina Arruda Freire; pela UTFPR, Claudia Regina Xavier e Tangriani Simioni Assmann; pela Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig e Gerson Koch; pelo IFPR, Samanta R. Santos Leske; pela Seed, Vinicius M. Neiva; pela SECC, Igor Halter Andrade; pela Seti, Marila Annibelli Vellozo; pelo Sesc-PR, Emerson Sextos e Priscila Pacheco; pelo Hospital Pequeno Príncipe, Guilherme Rosso, Claudio Teixeira e Carolina Prando; e, pelo Convention Bureau, Paulo Iglesias.

Fotos: Claudete Luginieski – UFPR


TOP