ICC e UFPR realizam 3ª edição do Simpósio Araucária

por / sexta-feira, 04 novembro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O III Simpósio Araucária de Biologia Celular e Molecular aconteceu em formato presencial, entre os dias 25 e 27 de outubro, no auditório Prof. Ulysses de Campos, da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba/PR. Essa foi a terceira edição do evento, que vem sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas/ICC-Fiocruz Paraná, em parceria com o PPG em Biologia Celular e Molecular e o PPG Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, ambos da Universidade Federal do Paraná.

A temática principal desta edição do evento foram os cânceres, a neurogênese e as células-tronco e as doenças infecciosas e parasitárias. O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais, mesas redondas, apresentação de posteres e orais, concursos de imagem e de vídeos curtos de divulgação científica.

Compuseram a mesa de abertura Stenio Fragoso, diretor do ICC, Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB, Francisco de Assis Mendonça, Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Thales Ricardo Cipriani, diretor do setor de Ciências Biológicas, Fernanda Simas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR e Ana Carla Schutz, vice-diretora do Campus Toledo/ UFPR.

 

O diretor do ICC aproveitou o momento para parabenizar a UFPR pelos 110 anos que está por completar, e destacou a parceria entre ICC e UFPR. “Esta parceria entre nossas instituições existe há muitos anos e engrandece a todos nós, com tanto em comum na defesa da ciência, da tecnologia e da formação dos jovens”, disse Fragoso. Por sua vez, Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB/ICC, ressaltou a cooperação entre as duas instituições expressa pela terceira edição deste evento. “Parcerias entre essas instituições de destaque são imprescindíveis para impactar a formação de recursos humanos e o avanço da ciência e da tecnologia do nosso país – progresso que é fundamental”, afirmou Tatiana.

Mais de duzentos inscritos, entre estudantes e pesquisadores, acompanharam durante as manhãs as falas dos pesquisadores Fernando de Souza Fonseca (Queensland University/ Australia), Anna Vilgelm (Ohio University/ USA), Helen Cristina Miranda (Case Western University/ USA), Leticia Fracaro (PUC/PR), Sheila Cristina Nardelli (ICC/PR) e Larrisa Magalhães Alvarenga (Depto de Patologia/UFPR). As mesas nos seguidos dias foram mediadas pelos pesquisadores Glaucio Valdameri (UFPR), Alejandro Correa (FIOCRUZ-PR) e Diego Averaldo Guiget (UFPR).

Durante as tardes foram apresentados posteres, e o último dia foi dedicado a premiações variadas.

 

Na modalidade Apresentação Oral:

1º. lugar: Viktor Kalbermatter Boell – “Modulação da agressividade tumoral e da expressão do gene reck mediada por aines em modelos de glioblastoma humano”

2º. Lugar: Isis Venturi Biembengut – “Simulações de dinâmica molecular da proteína cyfip2 e sua variante r87c relacionada à encefalopatia epiléptica precoce, refolding of metacaspase 5 from Trypanosoma cruzi”)

3º lugar: Jhenifer Yonara de Lima – “Structural characterization and the influence of c-terminal in protein recombinant production”, e Nayanne Louise Costacurta Polli – “Fosfolipases-d mutadas recombinantes como ferramentas para produção de terapias para o loxoscelismo”.

 

Na modalidade Poster:

1º. Lugar: “Adipose microphysiological system as a tool for assessment of adipogenesis inhibition” – autores: Cintia Delai da Silva Horinouchi, Andreia Akemi Suzukawa, Annanda Lyra Ribeiro, Alessandra Melo de Aguiar, Bruno Dallagiovanna.

2º. Lugar: “Redução da funcionalidade motora e detecção de intolerância à glicose durante o envelhecimento biológico” – autores: Elielton Horlem, Diego Francis Saraiva Rodriguez, Beatriz Borges Matthes, Matheus Felipe Zazula.

3º. Lugar: “Alterações na estrutura do músculo plantar promovidas pelo excesso de ácidos graxos polinssaturados durante o desenvolvimento de ratos wistar” – autores: Matheus Felipe Zazula, Luiz Claudio Fernandes, Katya Naliwaiko.

 

Na modalidade Imagem/ Categoria Microscopia de Fluorescência:

1º lugar: Kaique Siqueira Silva – “Pica-pau”  

2º lugar: Jacqueline Gonçalves dos Santos – “Brilha, brilha estrelinha, quero ver você brilhar”

3o. lugar: Daniel de Lima Bellan – “At the beginning there was dark and fear, and then there were macrophages!!”

 

Na modalidade Imagem/ Categoria Microscopia Eletrônica:

1º. Lugar: Anderson Fraga da Cruz – “Emaranhado celular”

2º. Lugar: Daniele De Freitas Garcia – “O caminhar da célula-tronco”

3º. Lugar: Manuela Nepomuceno Ladeira – “Controle de biofilmes bacterianos em cateteres venosos centrais utilizando nanopartículas de quitosana e prata”

 

Na modalidade Elevator Talks:

1º. Lugar: Yasmin Carla Ribeiro – “LCIN um tour por entre células e compostos”

2º. Lugar: Elielton Horlem – “Como envelhecer melhor com ômega 3?”

3º. Lugar: Aliciane de Almeida Roque – “A exposição a agrotóxicos e metabólitos amplamente utilizados no brasil pode ter impactos negativos sobre o prognóstico de pacientes com câncer”.

 


TOP