ICC consolida parceria com Tecpar e IBMP para ações de biotecnologia e saúde humana no Paraná

por / sexta-feira, 06 agosto 2021 / Categoria Sem categoria

No dia 05 de agosto, data em que se celebra o Dia Nacional da Saúde e o aniversário de Oswaldo Cruz, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinaram a formalização de duas iniciativas que visam o fornecimento de novas soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das iniciativas é o acordo para viabilizar a instalação de uma infraestrutura para a produção das proteínas, chamadas de carreadoras, usadas em diversas vacinas. Isto responde à busca por alcançar autossuficiência nacional na fabricação de vacinas, uma vez que essas proteínas são insumos importantes para a produção de imunizantes.

Em outra frente, foi assinado um termo que possibilita a implantação de um Centro de Saúde Pública de Precisão. O objetivo da parceria é avançar nos estudos genéticos, que podem trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças raras e diversos tipos de cânceres por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica, focando na necessidade de cada indivíduo.

O fortalecimento da relação interinstitucional entre as três instituições – que atuam em consonância no Parque Tecnológico da Saúde, no Campus CIC do Tecpar –, além de promover ganhos para a saúde pública brasileira, pode trazer investimentos na área de biotecnologia para o Estado. “O Paraná sai fortalecido porque essa iniciativa vai se espraiar pelo Estado. É uma tendência que toda a sociedade passe a ser beneficiada com essas ações voltadas a imunobiológicos e medicina de precisão”, ressalta o diretor do ICC, Stenio Fragoso.

Para o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, os projetos interinstitucionais entre as empresas instaladas no Parque Tecnológico da Saúde são estratégicos para a saúde pública. “É uma parceria de alto nível que poderá realizar, por meio da Fiocruz, importantes investimentos federais no Paraná”, salientou.

Mauricio Zuma Medeiros, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos, destacou a importância da parceria entre as instituições. “O trabalho conjunto entre Fiocruz, Tecpar e IBMP representa ganhos para o SUS, com uma cooperação para fortalecer o parque tecnológico”, afirmou.

“Esse acordo entre as instituições fortalece o Paraná entre os principais estados do Brasil na área de biotecnologia e saúde humana. Com a cooperação, os laboratórios públicos cumprem seu papel em favor do SUS”, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, observou que as três instituições, que atuam lado a lado dentro do parque tecnológico, fortalecem a parceria com foco em áreas importantes voltadas ao SUS. “As três instituições são referência em saúde pública brasileira e atuam em conjunto para apresentar novas soluções para o país. Ao fortalecer essas iniciativas no Parque Tecnológico da Saúde, atendemos a uma orientação do governador Ratinho Junior, de fazer do Paraná um estado de vanguarda na área de biotecnologia e em tecnologias para saúde humana”, destacou.

Com informações do Portal Tecpar


TOP