ICC conduz treinamento do EpiSUS no Paraná e no Rio Grande do Sul
Em uma parceria inédita firmada por meio de uma nova linha de pesquisa instituída, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) divulgou a seleção de tutores para o Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo do EpiSUS, programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O Instituto oferecerá o treinamento de nível intermediário que conta com oito módulos, cada um deles realizados no período de um mês. Realizado majoritariamente à distância, ocorrerá de 03/05 a 12/12/2021, com 85% das aulas práticas e 15% teórica. O ICC atenderá ao público do Paraná e do Rio Grande do Sul, com a oferta de 26 vagas para o PR e 40 para o RS.
“Estamos atendendo à proposta da área, de contribuir com os profissionais de saúde e com a população, dando prosseguimento à ação de fortalecimento da presença do ICC nos territórios e nos serviços. Esta nova linha de atuação no instituto se iniciou no ano anterior, com um projeto que visa a criação de um instrumento para uso dos serviços da Atenção Primária em Saúde, apoiado pelo Programa Inova PMA”, explica Maria das Graças Rojas Soto, Coordenadora de Extensão do Instituto, responsável pela condução da iniciativa.
O EpiSUS é um programa de treinamento em Epidemiologia aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Implementado no ano 2000, o curso integra um dos eixos estratégicos da rede VigiAR-SUS (Vigilância, Alerta, Resposta) e visa formar equipes de pronta resposta às emergências em Saúde Pública.
A capacitação segue um modelo piramidal de treinamentos em 3 níveis (Fundamental, Intermediário e Avançado), nos quais a proposta é “aprender fazendo”, valorizando a aplicação do conteúdo teórico na prática dos serviços do SUS.
Em breve, divulgaremos mais informações sobre o curso.