ICC coleta amostras em aldeia indígena em região de fronteira do Paraná

por / segunda-feira, 03 outubro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

No mês de setembro, a equipe do Laboratório de Referência em Leishmaniose do ICC deslocou-se a Foz do Iguaçu/PR, fronteira com Paraguai e Argentina. Percorrendo vasta área de uma aldeia indígena, a equipe passou três dias coletando amostras de cães e realizando testagem e diagnóstico de leishmaniose para orientar as ações dos gestores de saúde.

As amostras foram coletadas de cães de bairros do município de Foz do Iguaçu/PR e da aldeia indígena de São Miguel do Iguaçu. Neste momento, Monique Campos e Thais Tirado, integrantes da equipe do ICC, coletaram pele, linfonodos, sangue e medula óssea de cães para a confirmação de casos de Leishmaniose visceral canina. O projeto é desenvolvido em parceria com a UFPR e o Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu.

Monique relata que esta foi mais uma fase do projeto iniciado há alguns meses. “Pesquisadores da UFPR já haviam testado amostras de sangue desses cães que nós fomos agora, a convite dessa primeira equipe, abordar novamente para extração de outras amostras clínicas que possam confirmar o diagnóstico”, relata Monique.


TOP