ICC abre ano letivo com seminário de Alysson Muotri

por / sexta-feira, 25 Março 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O ano letivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas teve início no dia 24 de março com a aula inaugural “Recriando o cérebro humano em laboratório”, ministrada por. Alysson Muotri. O convidado foi apresentado pela pesquisadora do ICC, Fabiola Holetz, coordenadora do Programa de Iniciação Científica do ICC. “O  Dr. Alysson é fascinado pelo cérebro social – uma característica que distingue os humanos das outras espécies – , buscando entender por que o cérebro humano é tão único. Ele desenvolveu “minicérebros neandertais“, e possibilitou a criação de uma nova área da ciência, a neuroarqueologia. Tempos depois, enviou dezenas de minicérebros ao espaço numa cápsula da SpaceX buscando conhecer a ação da gravidade nas redes neurais e seus efeitos no envelhecimento humano”, explica Fabíola.

Com os minicérebros, Muotri estuda doenças neurológicas, como o autismo, em busca de medicação personalizada e terapias gênicas para a reversão destas doenças.

A aula inaugural abriu a série de seminários do PPGBB, disciplina coordenada por Letusa Albrecht. “Tivemos o privilégio de iniciar os nossos seminários com a palestra do Dr. Alysson Muotri, que nos falou com muita paixão sobre as suas pesquisas, focadas no cérebro humano. O seminário foi muito motivador, a sala estava repleta de alunos e pesquisadores e houve uma ótima discussão ao final. Certamente, começamos da melhor maneira possível o nosso semestre letivo” avalia Letusa.  “Eu sou uma grande admiradora do trabalho deste palestrante e acredito que todos que assistiram sua palestra compartilham minha opinião sobre a excelência da pesquisa científica realizada por ele. Espero que esta aula possa ficar em nossas memórias e servir de inspiração para o desenvolvimento de nossos projetos”, complementa Fabíola.

A aula teve início com a apresentação do Programa aos 92 alunos pela coordenadora do PPGBB, Tatiana Brasil, que destacou a importância da pós-graduação na qualificação profissional e avanço científico no país. “A pós graduação é um momento muito importante na formação de um cientista, um divisor de águas que impacta no profissional que ele está se tornando. Vocês passarão 2, 4 ou 6 anos aqui conosco e tudo o que for absorvido terá um impacto grande na carreira de vocês. Vemos isso com muita responsabilidade para contribuir como um alicerce na qualificação profissional de cada discente do nosso programa. A Fiocruz é um destaque nacional no apoio, no incentivo e na qualificação dos cientistas”, refletiu Tatiana, reportando-se aos alunos presentes.


TOP