Host-Pathogen Interaction Meeting 2021 reúne 250 participantes

por / quinta-feira, 18 novembro 2021 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Evento realizado com o apoio do ICC aconteceu entre os dias 08 e 12 de novembro e debateu a interação patógeno-hospedeiro

Com o apoio do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), de 08 a 12 de novembro foi realizado o Host-Pathogen Interaction Meeting 2021. O evento, idealizado no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná, reuniu mais de 250 estudantes e pesquisadores do Brasil e da América Latina para discutir os diferentes aspectos da interação entre patógenos (vírus, bactérias, parasitos e fungo) e hospedeiros vertebrados e invertebrados. O pesquisador do ICC Marcel Ivan Ramirez coordenou a iniciativa, que se desenvolveu em parceria com a Universidade de São Paulo, o Instituto Butantan, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidad Antofagasta (Chile), e a Universidade do Estado de Santa Catarina.

Em uma intensa programação, que incluiu mini-cursos no pré-evento, o encontro ofereceu mesas redondas e palestras que abordaram temas relacionados à modulação do sistema imune do hospedeiro, à biologia de patógenos, à relação com os insetos vetores, entre outros assuntos. “Alcançamos o objetivo de resgatar a interação patógeno-hospedeiro, incluindo uma visão ampla de patógenos, considerando parasitas, vírus, fungos e micróbios, assim como hospedeiros vertebrados e invertebrados. Existia uma lacuna no Brasil em relação a essa temática integrada que começamos a preencher”, ressalta Marcel Ivan Ramirez.

Segundo o pesquisador, com um evento gratuito foi criado um ambiente de integração entre estudantes e pesquisadores do Brasil e da América Latina, de países como Argentina, Chile e Peru. “Proporcionar a acessibilidade da ciência de qualidade para todos, defendendo uma ciência pós-pandêmica de forma hibrida, é fundamental nesta realidade que estamos vivendo”, aponta Marcel.  Ao todo, foram selecionados 50 posteres para o evento, que também contou com apresentações orais. Os trabalhos destacados pela comissão científica foram premiados.

“O sucesso do evento nos permitirá escrever um relatório que será publicado no periódico científico Molecular Microbiology e teremos uma segunda versão do evento em forma hibrida no próximo ano, como atividade pós-pandêmica”, finaliza o coordenador do evento.

A íntegra da programação está disponível no Youtube em https://www.youtube.com/channel/UCA-eOY6ZdlDMVzgpZDvBI_g

Acesse e assista!


TOP