Fiocruz Paraná reforça a importância do legado de Oswaldo Cruz no Dia Nacional da Saúde
Escolhida em homenagem ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o Dia Nacional da Saúde é celebrado em 05 de agosto. Instituída pela Lei nº 5.352/1.967, a data tem como objetivo despertar valores relacionados à saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à qualidade de vida da população. O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), no ano que comemora seus 25 anos, reforça a importância do legado do cientista e da conscientização sobre os determinantes sociais da saúde.
“Um marco para a saúde brasileira, a VIII Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em 1986 e foi presidida pelo então presidente da Fiocruz, Sérgio Arouca, definiu em seu relatório final a saúde como resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde”, explica o diretor da Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso. “Nessa data, é necessário reforçarmos esse sentido abrangente. Nós, do Instituto Carlos Chagas, atuamos no âmbito da pesquisa científica com o compromisso de buscar a melhoria da saúde da população brasileira e de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, um patrimônio nacional”, complementa.
Sobre Oswaldo Cruz
Cientista, médico, sanitarista, gestor ousado, filho devotado, pai e marido amoroso, Oswaldo Cruz registra em sua trajetória a capacidade de promover transformações no país, acumulando vitórias sobre a peste bubônica, a febre amarela e a varíola, e fundando a medicina experimental no Brasil – numa lógica de pesquisa associada ao ensino que ainda hoje pauta as atividades da Fundação que agora leva seu nome.
Nascido em 05 de agosto de 1872, Oswaldo é inspiração para gerações de brasileiros dedicados, como ele foi, ao ideal de “fé eterna na sciencia”.