Fiocruz Paraná recebe visita da Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz
O Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná recebeu nos dias 16 e 17 de agosto a visita da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB/Fiocruz), Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, acompanhada de sua equipe. No encontro, a direção lhes apresentou o instituto, os trabalhos que desenvolve e as suas instalações. A vice de VPPCB e sua comitiva conversaram com a direção e colaboradores do instituto, sanando dúvidas, fazendo esclarecimentos e escutando demandas, buscando soluções conjuntas para o fortalecimento das pesquisas na Fiocruz.
Para Maria de Lourdes, um dos principais objetivos da VPPCB é fomentar a articulação da pesquisa realizada no âmbito da Fiocruz, integrando os diversos campos do conhecimento, daí a importância da visita às unidades. “Dessa forma, é possível maximizar a nossa capacidade de formulação e entrega institucional, visando a melhoria contínua da Saúde da nossa população. Essa construção precisa ser coletiva, participativa, com a colaboração das nossas unidades, escritórios e grupos de pesquisa”, afirmou. Para ela, a visita ao ICC e os debates com a diretoria e a comunidade foram ricos e inspiradores. “O ICC é uma unidade técnico-cientifica que conta com um espaço moderno e inovador. Além da pesquisa de excelência, biotério modelo e plataformas tecnológicas muito bem-organizadas e com tecnologias de ponta e um trabalho inovador em toda comunicação científica para fortalecer o trabalho de disseminação, o ICC está estruturando o Centro de Medicina de Precisão no Paraná, na fronteira da pesquisa e oferta de serviços altamente qualificados ao SUS”, ressaltou a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas.
De acordo com ela, novas demandas e desafios se apresentam e a melhor forma de enfrentá-los é por meio da estreita colaboração no contexto regional e nacional. “Nosso papel como presidência é apoiar, facilitar e mediar, de modo que as nossas unidades tenham um protagonismo cada vez maior na pesquisa e inovação, visando uma das nossas principais missões: a implementação contínua do SUS.”
Integraram a comitiva em visita ao ICC Fátima Baptista, coordenadora Pibic/Pibiti e PDJ; Cristiane Boar, assessora de comunicação; Wim Degrave, coordenador do Programa de Pesquisa Translacional; Marcelo Pelajo, coordenador das Coleções Biológicas; Cosme Regly, coordenador de Gestão; André Daher, coordenador da Pesquisa Clínica; Manoela da Silva, gerente geral do Biobanco Covid-19; e Rosane Souza, gerente de Projetos de Pesquisa.
Fotos: Itamar Crispim