Fiocruz Paraná recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná em evento de divulgação científica

por / terça-feira, 10 setembro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) entregou uma homenagem à Fiocruz Paraná por ocasião do vernissage da exposição artística “A Ciência Caiu na Tinta”, na tarde do dia 02 de setembro. A mostra está sendo exibida nessa Casa de Leis por proposição do Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira.

A exposição retrata o universo da ciência da saúde vista sob as lentes do microscópio, expresso em uma explosão de cores pelos pinceis do servidor da Fiocruz Paraná e também artista plástico Itamar Crispim. 

Representando a direção do instituto, esteve a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Maria das Graças Rojas Soto, que relembrou a atuação do instituto em sua chegada ao estado do Paraná e o seu crescimento até este momento. “A Fiocruz Paraná começou suas atividades no estado atuando em pesquisas sobre Trypanosoma cruzi, o causador da Doença de Chagas, estendendo-se para outras doenças negligenciadas. Mas, crescendo, foi adquirindo a cara do estado em que se inseriu, que traz em si as marcas da inovação, e então, sem deixar sua vocação inicial, somou à sua atuação células-tronco, cânceres, doenças raras, desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde, adaptando-se para atender às demandas da população”, explicou ela. “E se muitos de vocês não ouviram antes falar que existe uma Fiocruz no Paraná, é porque levamos anos nos fortalecendo para, em um dado momento, sair de nossos muros com muita coisa para oferecer e contar, e isto tem se dado da forma mais bonita, leve e lírica possível, transportado pelas asas da Arte. Nosso instituto, aos 25 anos, vem aqui hoje mostrar um pouco do que faz se valendo daquela que tem o dom universal de conversar com todas as pessoas”, concluiu a vice-diretora.

O deputado proponente da iniciativa destacou a importância da divulgação científica para promover a saúde na sociedade e comentou seu interesse em levar a mostra à Casa à qual pertence. “Celebramos não apenas a arte, mas também a ciência e, principalmente, os 25 anos de um dos pilares mais importantes da saúde pública em nosso estado: a Fiocruz. É um privilégio para a Assembleia Legislativa do Paraná receber esta exposição do Itamar Crispim e, como deputado estadual, poder ser o proponente desta mostra que abre as portas desta Casa de Leis para a saúde”, ressaltou o deputado Fabio Oliveira, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

Itamar Crispim, o artista plástico que assina as obras e é curador da exposição, agradeceu a todas as pessoas de ambas as instituições que viabilizaram a exposição, relatando um pouco a história da origem da obra em destaque “DNArte”, ressaltando como os pinceis podem embelezar e ressignificar um equívoco ou um mal. “Uma vez me perguntaram por que eu quis pintar a ciência, e isso me fez pensar… eu quis pintar a ciência porque a arte consegue deixar bonito até o que é feio ou o que pode ser ruim”, contou Itamar, ressaltando seu interesse pelas imagens vistas ao microscópio por ele transformadas em telas, sejam de células, microorganismos ou patógenos.

A mostra “A Ciência Caiu na Tinta” estará em exposição até o dia 12 de setembro, no Espaço Cultural da Alep, em horário comercial.

Imagens: Divulgação ALEP

 


TOP