Fiocruz Paraná presente no lançamento da Central Saúde Já Curitiba

por / terça-feira, 18 Abril 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

 

Nesta segunda-feira (17/4), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Curitiba a convite do prefeito, Rafael Greca, para o lançamento da ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba, que possibilita agora aos curitibanos utilizar serviços virtuais de saúde por ligação telefônica e videoconsulta.

Convidada a vir a Curitiba exclusivamente para este lançamento, a ministra Nísia Trindade destacou a criação da Secretaria de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, que deverá incorporar experiências exitosas como a da capital paranaense para levar a todo país.

“É uma alegria estar aqui. Agradeço ao prefeito Greca por essa honra e, também, quero parabenizar a ele por essa iniciativa tão importante da saúde digital”, disse a ministra. Segundo ela, Curitiba é uma referência importante nessa e em outras áreas, destacando o aprendizado que a pandemia trouxe. “Eu quero deixar aqui o compromisso do Ministério da Saúde de estar junto dessas ações e de também aprender com inovações como as que ocorrem aqui em Curitiba”, disse a ministra.

Nísia Trindade reafirmou a parceria histórica do governo federal com Curitiba. “Queremos avançar ainda mais na saúde digital em benefício ao cidadão. Construiremos um SUS sólido com base no tripé Ciência, Saúde e Democracia, com o engajamento de todos os níveis de governo e com forte participação social”, finalizou.

Rafael Greca ressaltou que a inovação só vale quando se transforma em processo social, quando ela serve às pessoas. “Hoje destacamos aqui a Saúde 4.1, que é a evolução da indústria 4.0, da internet das coisas, mas vamos colocar essa internet totalmente à serviço das pessoas”. Greca explicou que o algarismo 1 do Saúde 4.1 representa o cidadão, ser humano único e individual.

Representando o sistema Fiocruz no Paraná, estiveram presentes no evento o diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Stenio Fragoso, e o diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Barbosa.

“A vinda da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a Curitiba, para a ampliação dos serviços da Central Saúde Já, é emblemática, uma vez que, além de destacar uma inovação importante do município, que durante a pandemia lançou um aplicativo muito efetivo, ela própria era naquele momento a presidente da Fiocruz, instituição que, aqui no Paraná, produziu pesquisas sobre o vírus circulante e entregou milhares de testes ao estado. ICC e IBMP, ambos institutos do sistema Fiocruz, com apoio da então presidente da Fundação, hoje Ministra da Saúde, renovaram-se em suas ações durante a pandemia, da mesma forma como o fez o município de Curitiba, cada um dentro de suas respectivas competências, comprometidos com o fortalecimento do SUS”, ressalta Fragoso.

“O evento com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o Prefeito Rafael Greca, demonstra a importância das relações interfederativas para o fortalecimento do SUS. A Central Saúde Já, agora ainda mais ampliada, incluindo novos serviços de teleatendimento, é um diferencial de qualidade e acesso na cidade de Curitiba. É exemplo para o país.  A Fiocruz, com o ICC e o IBMP, somaram-se ao evento. Sentimos honrados com o reconhecimento tanto da Ministra, quanto do Prefeito, sobre o papel que estamos cumprindo nos sistemas de ciência e tecnologia, quanto no SUS, na cidade, no estado e no país”, comenta Barbosa.

Na ocasião, Greca condecorou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a comenda da Ordem da Luz do Pinhais. “Eu fiquei tocada pela homenagem. Eu vejo nesse símbolo da luz dos pinhais uma mensagem para novos tempos de construção do Brasil”, agradeceu a ministra.

Presenças

Participaram, também, do evento, o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o diretor do Departamento de Saúde e Inovação do Ministério da Saúde, Cleinaldo de Almeida Costa; os deputados federais Zeca Dirceu e Elton Carlos Welter; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Arilson Chiorato e Goura; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; os vereadores Mauro Bobato e Ângelo Vanhoni; o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Márcio Augusto Antoniassi; o diretor presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Maurício Pimentel; a secretária municipal da Comunicação Social, Cínthia Genguini; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Femipa, Charles London; o presidente do Cosems-PR, Ivoliciano Leonarchik; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde, Sezifredo Paz; os coordenadores da Central Saúde Já Curitiba, Juliana Hencke, Rômulo Pereira e Jonas Souza da Silva; a assessora do Gabinete da SMS, Raquel Ferraro Cubas; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Schmidt Gevaerd; a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Celene Quadros; o diretor de Atenção Primária em Saúde, Cleverson Fragoso; além de autoridades sanitárias e servidores da SMS e prestadores de serviço do SUS curitibano.

Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba


TOP