Fiocruz Paraná lança Portfólio de Inovação

por / terça-feira, 19 Maio 2020 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Iniciativa apresenta os resultados inovadores gerados no Instituto e busca parceria com empresas e outras instituições

O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) lança, nesse mês de maio, seu Portfólio de Inovação. A iniciativa apresenta os resultados inovadores gerados na instituição, além de competências de desenvolvimento e serviços que são oferecidos à comunidade acadêmica, instituições de pesquisa e empresas. O objetivo é transformar o conhecimento gerado pela pesquisa científica em soluções, buscando a parceria com o setor produtivo.

Com formato digital, a plataforma é intuitiva e apresenta vídeos e informações das tecnologias, serviços e competências do Instituto, que, além da geração de conhecimento, atua no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial que incluem novos métodos de diagnóstico, fármacos, vacinas, proteínas recombinantes, dispositivos lab-on-a-chip e organ-on-a-chip, reagentes, biomateriais, entre outros, voltados especialmente para a melhoria da saúde pública.

“Os projetos que desenvolvemos podem ser empregados melhorando produtos e processos ou gerando novos negócios. O Portfólio de Inovação apresenta oportunidades para empresas e instituições, por meio de licenciamento da propriedade intelectual, prestação de serviços e desenvolvimento em parceria com nossa unidade”, explica o diretor do ICC, Bruno Dallagiovanna.

O portfólio foi desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do ICC (NIT-ICC) com o apoio de uma equipe multidisciplinar. “O ICC se destaca pela atuação inovadora de seus pesquisadores e iniciamos o trabalho com um amplo diagnóstico dos projetos, em seguida, selecionamos as tecnologias em conjunto com a direção e desenvolvemos os perfis comerciais das tecnologias”, conta a analista do NIT-ICC, Karin Goebel, sobre o trabalho que foi desenvolvido. “O portfólio será uma ferramenta para dar visibilidade dos nossos resultados para parceiros interessados na transferência de tecnologia, processo que permite que o conhecimento gerado dentro da instituição pública seja convertido por empresas ou outras instituições em produtos e serviços que beneficiem a sociedade. Essa transferência se dá na forma de licenciamento de propriedade intelectual como patentes, softwares, marcas e know-how, prestação de serviços tecnológicos e acordos de desenvolvimento em parceria.”, finaliza Karin.

Conheça nossas tecnologias, serviços e competências de desenvolvimento em www.inovacao.icc.fiocruz.br


TOP