Fiocruz Paraná lança livro sobre história da instituição no estado do Paraná

por / segunda-feira, 06 Março 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

“História da Fiocruz no Paraná: do passado aos nossos dias” é o título da obra, de autoria de Tiago Brandão, lançada pelo Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná, no dia 03 de março.

O evento de lançamento foi realizado no Espaço Cultural BRDE – Palacete Leão Junior, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do estado e da Fiocruz, além de servidores e diretoria do ICC.

Os convidados foram recepcionados ao som de violino, violoncelo e piano com um repertório de música brasileira executado pelos músicos Carla Zago, Estela de Castro e Ervin Fast, membros da equipe do Quartilis.

A cerimônia teve início com a fala do Diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges, representando a casa que cedeu gentilmente o seu espaço e acolheu a Fiocruz nessa noite.  Ele, que foi Ministro da Saúde e lançou a campanha do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, ressaltou a importância da Fundação como instituição de Estado e suas contribuições para a Saúde Pública brasileira, declarando-se honrado em tê-la essa noite na casa que hoje ele representa.

A seguir, pronunciou-se o historiador e autor do livro, discorrendo sobre o processo de criação da obra e a coleta de depoimentos que o tornaram possível. A ele, seguiu-se a fala do Diretor-Presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Barbosa, que pontuou sobre o entrelaçamento dos institutos ICC e IBMP, que se deu desde seu nascimento, com uma configuração única e muito feliz, dizendo-se orgulhoso de ser Fiocruz Paraná.

Pronunciou-se, na sequência, o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, que vem acompanhando há anos os passos da Fiocruz no Paraná, até chegar este momento de consolidação, ele próprio, então, parte dessa história. O Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, deu continuidade às falas reconhecendo-se como um personagem do livro e ressaltando o caráter inovador que a Fiocruz Paraná traz desde sua origem. Esta visão foi reforçada no pronunciamento do Presidente da Fiocruz, Mário Moreira, que destacou a singularidade da unidade da Fiocruz do Paraná, na composição integrada que resultou nesse parque tecnológico da saúde do estado.

A seguir, trouxe as palavras de apoio do Governador do Estado do Paraná, Ratinho Massa Junior, o seu representante, Jorge Callado, Diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). As falas foram encerradas com o pronunciamento do diretor do ICC, que, como anfitrião, deu as boas-vindas a todos os presentes e rememorou a criação do instituto a partir da vinda da pequena equipe da qual ele próprio fez parte, fazendo homenagem aos que com ele aqui chegaram, destacando a atuação de Samuel Goldenberg, que liderou o grupo que para cá se deslocou e se tornou o primeiro diretor do instituto.

O livro histórico lançado retrata um passado que deu as bases para o presente. Essa noite especial congregou aqueles que deram origem ao instituto tal qual se lhe conhece hoje, que se pronunciaram causando intensa emoção no público, pois que são depoimentos vívidos. Os pioneiros do instituto, o grupo de 4 pesquisadores que ao Paraná chegou – Stenio Fragoso, Marco Krieger, Samuel Goldenberg e Claudia Nunes Duarte dos Santos, juntamente com os membros da equipe, Bruno Dallagiovanna, Andrea Ávila e Viviane Góes – têm suas memórias registradas na obra. Pela pouca idade, o ICC ainda conta hoje com estas pessoas saídas das páginas do livro para construir um futuro. Ao lado destes, presentes no evento estavam os servidores que hoje se somam ao grupo que fez história e que está construindo o futuro que um dia também se tornará história, além daqueles que hoje auxiliam na condução do instituto ao lado do diretor, os vice-diretores Deyves Paraguassu, Maria das Graças Rojas Soto e Fabiano Figueiredo.

O livro contou com prefácio de Nísia Trindade Lima, como Presidente da Fiocruz à época em que este foi redigido e, atualmente, Ministra da Saúde, ela própria fazendo história em sua trajetória como primeira mulher a presidir a Fundação e primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde.

A cerimônia de lançamento foi seguida de coquetel e sessão de autógrafos dos livros, cujos exemplares foram presenteados aos convidados presentes. No local do evento, o público pode apreciar uma exposição de fotografias e quadros, além da exposição digital “O ICC que pouca gente vê”. As pinturas e a exposição digital são de autoria do artista plástico e fotógrafo do ICC, Itamar Crispim, responsável pelo tratamento das imagens presentes no livro. A exposição foi instalada por Wagner Nagib, produtor multimídia do ICC, autor do mosaico de fotografias que ocupou o painel central, e desenvolvedor da exposição do acervo fotográfico no tótem digital. Apoiaram o evento como cerimonialistas Maria Cristina Barreto e Cintia Costa, secretária executiva e recepcionista, respectivamente, do ICC.

O evento foi concebido e organizado pela Vice-direção de Ensino, Informação e Comunicação, com apoio das Vice-direções de Gestão e Desenvolvimento Institucional e de Gestão de Infraestrutura.

Fotos: Rodolfo Buhrer


Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

TOP