Fiocruz Paraná dá dicas para fazer um audiovisual de qualidade

por / sexta-feira, 03 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Até alguns anos atrás, produzir um audiovisual era só para profissionais ou quem tivesse acesso aos caros equipamentos. Hoje em dia, qualquer pessoa com um bom celular já pode se aventurar nesse universo. E, melhor ainda, pode transformar o seu “filme” num projeto educativo com o uso de tecnologias sociais, conteúdo didático criativo e de amplo alcance tanto na comunidade escolar, como em toda a Internet.

Foi sobre essa realidade emergente nas escolas que o produtor multimídia e webdesigner Wagner Nagib e a pesquisadora em Saúde Pública, Patrícia Shigunov, ambos do Instituto Carlos Chagas (ICC – Fiocruz Paraná), de Curitiba, discorreram na noite de segunda-feira, 30, na terceira oficina preparatória da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas, da Fiocruz Paraná. Eles deram dicas, por exemplo, sobre o uso correto da câmera do celular, os aplicativos mais acessíveis, os truques na hora da edição e todo o passo-a-passo para a produção de um vídeo.

“Hoje é possível fazer um vídeo de qualidade editado no celular tomando alguns cuidados e utilizando técnicas muito simples”, explicou Nagib. Durante uma hora, o tema “Produção Audiovisual” foi tratado de forma didática e dirigida aos professores dos ensinos fundamental e médio interessados em desenvolver junto com os seus alunos produtos educativos relacionados à promoção da saúde e valorização da cidadania.

Embora os recursos técnicos e de mídia estejam hoje acessíveis no celular, o sucesso de um bom audiovisual começa bem antes, quando se define o tema e se escreve o roteiro. “É preciso ter uma ideia clara sobre o conteúdo que será gravado”, explicou Patrícia Shigunov, que tem colaborado com os roteiros de vídeos produzidos pelo ICC. A vídeo-aula sobre produção audiovisual e demais oficinas preparatórias estão disponíveis no canal da Extensão e Divulgação Científica Fiocruz Paraná, no YouTube.

Para acessar a íntegra da terceira oficina da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas, da Fiocruz Paraná, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OaZfS-NCMQ4


TOP