Fiocruz lança Dossiê temático Mulheres e Meninas na Ciência

por / quarta-feira, 27 Abril 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

No dia 26 de abril, a Coordenação de Divulgação Científica, vinculada à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), lançou a versão digital do Dossiê Temático Mulheres e Meninas na Ciência, durante a reunião do Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência. A coleção de documentos integra o conjunto de ações da política interna de incentivo à maior participação de mulheres e meninas no ambiente institucional.

A publicação reúne textos extraídos de vivências, depoimentos e entrevistas realizadas entre 2019 e 2022, com a participação significativa de mulheres em espaços de liderança, pesquisa, educação, comunicação, informação, assistência, planejamento e gestão em saúde.

Segundo as organizadoras, parte dos textos foi editada a partir de conferências, seminários e debates institucionais fundamentais para o avanço na consolidação do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, refletindo em boa medida as ações e os projetos em desenvolvimento na instituição.

Dentre os relatos das ações realizadas pelas unidades da Fiocruz sobre o tema, consta o projeto desenvolvido pelo ICC, No Rastro de Merit, com a descrição de seus eixos de ação e trechos de algumas cartas das meninas selecionadas para a ação Cientista-Madrinha.

Em 2019, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, passou a integrar o calendário de eventos da Fiocruz. No mesmo ano, foi criado o Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência com o objetivo de propor e coordenar ações de incentivo à participação delas na instituição. O dossiê se alinha ainda às diretrizes do Fórum de Divulgação Científica, com foco na redução das iniquidades regionais brasileiras.

Acesse o Dossiê Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência pelo link: https://bit.ly/dossie_meninas

 

*Com informações do Portal Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/dossie-tematico-fiocruz-mulheres-e-meninas-na-ciencia


TOP