Fiocruz e PUC Paraná debatem sobre a saúde no mundo a partir da obra de Van Rensselaer Potter

por / quinta-feira, 13 Abril 2017 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A saúde no mundo a partir do pensamento de Van Rensselaer Potter – bioquímico considerado precursor da bioética – é o tema do próximo VIII Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, que ocorrerá em 18 de abril, às 8h30, na PUC Paraná. Os convidados são o professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUC, Thiago Rocha, e o bioeticista, teólogo e padre, Leo Pessini. O Ciclo de Debates é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).

Inscreva-se aqui:

A obra “Bioética: uma ponte para o futuro”, publicada em 1971 por Potter, será o ponto de partida para a sessão do Ciclo de Debates. O coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, explica que “diante do acirramento dos conflitos éticos no contexto das relações internacionais, o objetivo é atualizar uma das principais questões do pensamento de Potter: estabelecer uma ponte que não ligue apenas a humanidade ao seu futuro, mas que religue também os povos entre si”.

Para Thiago Rocha, professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUC Paraná, receber a sessão do Ciclo de Debates na PUC é um privilégio. “Estamos neste momento desenvolvendo um projeto voltado à área da saúde global, um campo de grande expertise do Nethis/Fiocruz”.

COOPERAÇÃO – A realização do Ciclo de Debates na PUC integra a agenda de um Acordo de Cooperação em tramitação entre a Fiocruz e a PUC-PR que prevê: compartilhar a disciplina “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: especificidades da área da saúde” entre os programas de pós-graduação da Escola Fiocruz de Governo e a PUC-PR, atividades de fortalecimento da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, além de outras ações.


TOP