Estudantes do PPGBB – ICC são premiadas em simpósio de imunologia

por / terça-feira, 04 julho 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná, foram premiadas durante o XIV Simpósio Sul de Imunologia, que ocorreu em maio, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Rio Grande do Sul.

Nina de Moura Alencar venceu na categoria “Melhor apresentação oral entre alunos de mestrado”, ao apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a resposta imune inicial contra a infeção por dengue e Zika em modelo murino, desenvolvida com orientação das pesquisadoras Pryscilla Wowk e Ana Luiza Mosimann. “Participar do Simpósio Sul de Imunologia foi uma ótima oportunidade de estar em contato com importantes imunologistas do nosso país, discutir resultados e ouvir feedbacks positivos quanto ao projeto que executei. Também foi ótimo conhecer os diferentes projetos que estão sendo realizados por esses pesquisadores”, conta Nina.

Já Fernanda Tomiotto Pellissier venceu como a “Melhor apresentação oral entre pós-doutores”, com o trabalho “Ação de peptídeos antimicrobianos contra Leishmania amazonensis: estudo in sílico e in vitro”, supervisionado pelos professores Wander Pavanelli e Pryscilla Wowk. O trabalho apresentado reúne informações sobre o potencial de desenvolvimento de um novo fármaco para o tratamento da Leishmaniose Cutânea, uma doença negligenciada com estimativa de aproximadamente 21 mil novos casos por ano no Brasil.  Veronica Vedam, Luiz Fernando Cardoso Garcia e Gabriel Dudeque também fizeram apresentações orais no simpósio.

Durante o evento, a pesquisadora Letusa Albrecht ministrou a palestra “Antígenos vacinais na malária e a longevidade da resposta humoral”, apresentando avanços e desafios no desenvolvimento de uma vacina contra a malária. “O Simpósio Sul de Imunologia é um dos eventos mais especiais que conheço. Ele tem os estudantes como protagonistas e promove muita interação entre os pesquisadores. O encontro deste ano teve trabalhos fantásticos desenvolvidos no Sul do Brasil, com foco em imunologia. Muitos desses trabalhos foram de estudantes do ICC”, afirma Letusa.

A delegação da Fiocruz Paraná foi composta por 22 integrantes, que apresentaram suas pesquisas, contribuindo para a divulgação dos projetos desenvolvidos no instituto.

Fotografias cedidas pelos participantes do evento. 


TOP