Escritório de Projetos do ICC contribui em publicação da Fiocruz

por / quinta-feira, 15 junho 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Rede de Escritórios de Projetos (EPs) da Fiocruz produziu um livro reunindo boas práticas desenvolvidas nas suas unidades. O objetivo da obra é colaborar na troca de experiências em ações voltadas para a saúde pública. A equipe do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Instituto Carlos Chagas (EGP/ICC) integrou o livro com um capítulo sobre o serviço de apoio a projetos da instituição, escrito por Alexandra Magnuskei e Isabela de Mello Rodrigues, ambas analistas de projetos do EGP/ICC, e Marcio Lourenço Rodrigues, à época vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, área à qual está vinculado o setor no momento.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos do ICC, idealizado pelo então vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional do ICC, Renato Caldeira, foi implantado em 2019, inicialmente vinculado a essa vice-diretoria, com a proposta de dar apoio à execução dos projetos institucionais. De lá para cá, o EGP vem auxiliando o instituto no incremento da efetividade dos projetos aqui desenvolvidos, na difusão de conhecimentos no gerenciamento de projetos e na adoção de padrões de referência em governança pública.

Tal o amadurecimento do setor, que sua equipe foi convidada a escrever um capítulo para o livro “Escritórios de projetos em saúde: discussão e apresentação de boas práticas como compartilhamento de experiências”, organizado por Aline dos Santos, Ana Paula Carneiro e Maria da Penha dos Santos, e lançado pela editora Lux. 

“As práticas expostas no livro podem ajudar outras instituições públicas no gerenciamento de projetos na área de saúde”, diz Magnuskei. Para Isabela, a publicação agrega conhecimento para o fortalecimento na gestão e gerenciamento de projetos de pesquisa, ensino e inovação em uma entidade pública. “O livro materializa uma visão essencial para qualquer instituição de ciência e tecnologia: o gerenciamento profissional de projetos a serviço da pesquisa de qualidade”, comenta Rodrigues.

A publicação pode ser encontrada no site da editora:  www.editoralux.com.br


TOP