Encontro de Rotas Biotecnológicas discute avanços da biotecnologia para a saúde

por / segunda-feira, 24 outubro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. No evento, palestrantes nacionais e internacionais abordaram pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico, inovações, legislação, assuntos regulatórios e medicina de precisão.

A biotecnologia é uma área transversal que impacta diversos segmentos econômicos e torna mais eficiente a cadeia produtiva industrial. Na abertura, o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, ressaltou a importância dos investimentos em biotecnologia para tornar as indústrias paranaenses mais inovadoras e competitivas. “Precisamos agregar mais valor ao produto da indústria paranaense por meio da tecnologia. E a Fiep tem instrumentos que podem auxiliar, e muito, as empresas neste processo” destacou.

A consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, destacou a importância dos investimentos em ciência, pesquisa e inovação na área da saúde, que ganharam em relevância após a pandemia da Covid-19. Ela citou um levantamento realizado pelo Sebrae/PR, neste ano, que mostrou que o setor de saúde e biotecnologia está entre os mais estratégicos, tendo a inovação como mola propulsora. “Vamos trabalhar apoiando os donos de micro e pequenas empresas, desde startups, para que possam trabalhar e desenvolver produtos e tecnologias em benefício da saúde da população”, completou.

Por sua vez, o presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso, enfatizou a participação da instituição no documento Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense de Biotecnologia, com o horizonte de 2031, contando com planejamento industrial de longo prazo para o desenvolvimento da cadeia produtiva. “Fizemos uma coordenação participativa, para que todos os integrantes pudessem gerar ideias e projetos que venham ao encontro das necessidades da sociedade. Este é um evento de alta performance, que conta com palestrantes de vários lugares do planeta”, disse Afonso.

Mais de 200 participantes prestigiaram o encontro, dentre eles, pesquisadores do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná. “Encontros como este são de grande relevância para o ICC, uma vez que temos que olhar definitivamente para as mudanças que estão ocorrendo no setor de saúde. É, também, um estímulo a todo o corpo técnico-científico do instituto para se inserir no ecossistema de inovação a fim de que possamos sempre prestar o melhor serviço para as demandas do SUS“, declarou Stenio Fragoso, diretor do ICC. Além do diretor, estiveram presentes no evento os pesquisadores Alejandro Dominguez, Patrícia Shigunov, Alexandre Costa, Alessandra Aguiar, Luís Morello e Fabrício Marchini.

O 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados voltados ao setor da saúde foi promovido pelo Sebrae/PR e pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), do Instituto de Pesquisa Pequeno Príncipe e Faculdades Pequeno Príncipe, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e apoio da Fundação Araucária e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com informações da Agencia Sistema Fiep  (https://agenciafiep.com.br/2022/10/18/encontro-de-rotas-biotecnologicas-destaca-importancia-de-agregar-valor-aos-produtos-industriais/)

(Foto: Inove Fotografia)

 


TOP