Discentes do PPGBB da Fiocruz Paraná protagonizam iniciativa de formação de graduandos

por / quarta-feira, 27 dezembro 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB), do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), se fez presente em 2023 na formação de estudantes de graduação. Os discentes Murilo Lima, Maria Thereza Macedo e Camila Ribeiro conceberam, organizaram e desenvolveram o curso “Métodos aplicados para o estudo do sistema imune”, com a anuência e incentivo de seus orientadores Pryscilla Wowk e Juliano Bourdignon. Contribuíram também com o curso outros estudantes do grupo de Imunologia e do Laboratório de Pesquisa em Apicomplexa (Lapapi) do ICC.

A iniciativa protagonizada pelos pesquisadores em formação faz parte do processo de aproximação e parceria entre PPGBB e setor de Extensão e Divulgação Científica do instituto, visando envolver os discentes do programa em atividades de compartilhamento de conhecimento, incentivo às vocações científicas e colaboração com a sociedade.

O curso, dirigido a estudantes de graduação da área biológica, foi realizado em encontros mensais com duração de 10 meses e teve como público estudantes da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tuiuti e Faculdades Pequeno Príncipe. De forma inédita, este curso foi desenvolvido inteiramente pelos discentes do PPGBB, desde sua proposição a seu conteúdo, organização e execução, assumindo eles a condução de todo o processo.

“Este curso realizado pelos pesquisadores em formação do grupo de imunologia do instituto foi a expressão de um desejo acalentado pelos setores envolvidos com a área de educação no ICC – o de fazer com que nossos discentes se sintam pertencentes ao instituto e corresponsáveis na missão institucional de produzir ensino de qualidade inserido na sociedade”, declara Maria das Graças Rojas Soto, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação e responsável pelo setor de Extensão e Divulgação Científica do ICC. “Desta vez, foram os discentes que nos trouxeram a proposta, para grande alegria nossa. Esta é uma das fórmulas de sucesso em que todos ganham: os orientadores que apoiaram a iniciativa, ao ver o interesse de seus orientandos crescer, e ao dar visibilidade à sua área de atuação entre estudantes; os discentes, que aprendem ainda mais ensinando e se munem de novas ideias; os participantes, que adquirem conhecimento de qualidade em linguagem próxima à deles; o PPGBB, que constata a formação ampla dada aos seus discentes, que inclui o fomento à cidadania no compartilhamento de conhecimento com a sociedade; o setor de Extensão que faz uma entrega de qualidade em uma área de conhecimento muito atual e de grande interesse; o ICC que se revigora com a integração e cumpre sua missão institucional com a sociedade”, afirma a vice-diretora da área, que se diz esperançosa do surgimento de novas iniciativas assim no futuro.

Para a coordenadora do PPGBB, Tatiana Brasil, este curso representa o amadurecimento de uma iniciativa. “A integração entre PPGBB e Extensão e Divulgação Científica do ICC é muito pertinente e vem se fortalecendo com os anos. Começamos com cursos realizados por discentes com apoio e participação de pesquisadores, e hoje vemos acontecer uma proposta totalmente conduzida pelos discentes do PPGBB e chancelada pelo setor de Extensão. Desta vez foi de discentes para discentes, poderá no futuro ser para outros segmentos da sociedade, sempre na perspectiva de envolvê-los com a realidade da qual fazemos todos parte. Isto só torna o PPGBB e todo seu corpo técnico mais atuante ainda”, finaliza a coordenadora.

“A execução do curso, para mim que tenho o desejo de seguir a carreira acadêmica como pesquisador e professor, foi interessante por me sentir bem à frente de uma turma de graduandos e lecionar um tema que alguns tinham pouco contato, como Citometria de Fluxo, que foi a aula que ministrei ao lado de Camila Ribeiro”, disse Murilo Lima.

Durante o curso, foi possibilitado aos alunos de graduação o aprofundamento em técnicas experimentais executadas por eles em seus projetos de iniciação científica ou ensinados em seus respectivos cursos. Os participantes puderam ver como a teoria das aulas de Imunologia pode ser aplicada dentro de um universo de perguntas cientificas sem respostas. Foram abordados os temas: Produção de Anticorpos Monoclonais, ELISA, Imunofluorescencia e Imunohistoquímica, Imunoblottings, Citometria de Fluxo, Experimentação Animal, Imunocromatografia, Biologia Molecular.

 

Foto: Itamar Crispim


TOP