Curitiba recebe pesquisa epidemiológica sobre efeitos adversos da vacina da Covid-19 na próxima semana

por / sexta-feira, 22 outubro 2021 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Moradores do bairro Hauer, serão convidados a participar de uma pesquisa epidemiológica entre os dias 25 e 30 de outubro, com o objetivo de levantar a incidência de eventos adversos após a aplicação da vacina contra a Covid-19. A iniciativa é do Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – EpiSUS, ofertado regionalmente pela Fiocruz Paraná, em parceria com o Ministério de Saúde (SVS) e a Fiocruz Brasília. Profissionais de saúde, participantes do curso, visitarão moradores em suas residências para entrevistá-los.

A equipe que aplicará o questionário estará identificada com crachás dos órgãos de atuação, além de camisetas e mochilas do curso. Eles percorrerão o bairro em duplas, sendo acompanhados por agentes comunitários de saúde. Cada dupla terá um agente junto no trabalho. O bairro foi escolhido por critério epidemiológico.

Sobre o curso

Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – EpiSUS oferece qualificação aos profissionais das secretarias de saúde estaduais e federais para a melhoraria das ações em vigilância epidemiológica, no fortalecimento da saúde pública por meio da capacidade de avaliar os sistemas de vigilância, nas investigações e controle de surtos, planejamento e realização de estudos de campo no âmbito regional e local. O foco principal é a identificação e levantamento de um problema de saúde local, cuja resposta deverá ser elaborada por meio de projeto aplicado a ser desenvolvido em grupo.

O trabalho de campo ocorre simultaneamente nas 27 capitais brasileiras e em um município de São Paulo. No Paraná e no Rio Grande do Sul, o ICC coordena atualmente 66 alunos (26 no PR e 40 no RS). O objetivo é contribuir para a localidade que receberá os profissionais em treinamento e possibilitar a vivência prática do método epidemiológico


TOP