Comitiva da Bélgica é recebida no ICC
Grupo formado por embaixador e cônsul do país europeu no Brasil visitou o Instituto e abriu possibilidades para novas cooperações científicas
Nesta terça-feira, 05 de setembro, membros da diretoria do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) receberam uma comitiva liderada pelo Embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke e pelo Consul Geral do país europeu em São Paulo, Charles Delogne. A visita teve como principal objetivo identificar oportunidades de cooperação científica entre o ICC e instituições belgas como o Instituto de Medicina Tropical em Antuérpia, mundialmente reconhecido pelo desenvolvimento de pesquisas, treinamento e assitência na área para países em desenvolvimento.
O diretor do ICC, Bruno Dallagiovanna, fez uma apresentação geral da Fiocruz, seu histórico, missão, e falou sobre o projeto de nacionalização, que inclui o crescimento da unidade no Paraná. “Somos um instituto jovem, com um grande nível de entusiasmo, com vontade de crescer. Já trabalhamos em cooperação com países como a Inglaterra, Suécia e Irlanda e sempre interessados em novas e importantes parcerias”, reforçou o pesquisador que deu boas-vindas aos visitantes ao lado da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Lysangela Alves.
Presente na comitiva, a Scientific Liaison Officer – responsável pela articulação entre atores diversos para firmar parcerias científicas com instituições belgas – Julie Dumont, explicou que a sinergia com a Fiocruz já existe desde 2015. “Já realizamos workshop com pesquisadores no campus de Maguinhos e já visitamos o Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Nossa expertise e interesse na área de medicina tropical vai ao encontro do que a Fiocruz desenvolve”, enfatizou.
Foto: Itamar Crispim