Começam as oficinas da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas, da Fiocruz Paraná

por / quarta-feira, 18 Maio 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Foi dado início nesta segunda-feira, 16, à série de oficinas preparatórias para a Mostra de Tecnologias Sociais Educativas, promovida pelo Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná). Com o objetivo de mobilizar professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio, os workshops visam a instrumentalização desse público para o desenvolvimento de produtos educativos voltados para a saúde e a valorização da cidadania.

Com o tema “Tecnologias Sociais Educativas: o que são, desafios e potencialidades”, o evento virtual contou com palestras do diretor do ICC-Fiocruz Paraná, Stenio Perdigão Fragoso, e da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da instituição, Maria das Graças Rojas Soto. Eles explicaram como serão as oficinas preparatórias semanais durante maio e junho e as apresentações dos produtos escolares em outubro, quando acontecem as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022.

A primeira oficina abordou as relações das ciências, tecnologia e sociedade (CTS) e as tecnologias sociais como ferramentas para o desenvolvimento sustentável – mais solidário, justo e com equidade -, que podem contribuir com uma educação aderente aos propósitos da Agenda 2030. Foi enfatizado no evento o papel de alunos e professores como agentes transformadores dos territórios e multiplicadores dessa pauta de sustentabilidade.

Na próxima terça-feira, dia 24, acontecerá mais uma oficina teórica com o tema “Agenda 2030: a educação como base para o desenvolvimento sustentável”. A palestra vai explicar como a Agenda 2030, da ONU, pode ser estimulada e fazer parte do cotidiano da educação no Brasil. Embora de livre criação e produção, os trabalhos para a Mostra deverão estar alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos em 2015 por uma resolução da ONU, e também com a valorização da cidadania e da saúde.

“Território saudável é um território sustentável; e vice-e-versa”, justificou Stenio Fragoso, ao apontar as diretrizes das importantes pesquisas e trabalhos científicos realizados pelo ICC-Fiocruz Paraná. Os projetos educativos escolares poderão ser desenvolvidos em qualquer uma das seis áreas propostas pelas oficinas preparatórias, que são: Produção Audiovisual (30/05); Produção Fotográfica (06/06); Produção de Jogos e Games (13/06); Produção em Artes Cênicas (20/06); Produção Escrita (27/06); e Produção de Conteúdo para Redes Sociais (30/06).

Para assistir à íntegra da oficina preparatória, clique https://www.youtube.com/watch?v=-GupcMUlkaQ

(Fonte: Assessoria de Comunicação/ICC-Fiocruz Paraná)


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