Aula inaugural do ICC debate formação do ensino básico á pós-graduação

por / quarta-feira, 16 Março 2016 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Encontro com o professor Issac Roitman inspirou mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto

O Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) abriu seu ano letivo trazendo inspiração aos seus mestrandos e doutorandos. No último dia 11 de março, uma plateia atenta acompanhou a palestra “Da educação infantil até a pós-graduação”, ministrada pelo professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro e membro titular de Academia Brasileira de Ciências. Issac Roitman. O convidado falou aos presentes sobre os desafios do ensino no país em todas as suas fases, reforçou a importância de formar lideranças, incluir valores como a ética e a solidariedade na formação e reinventar o ensino da ciência.

Ao apresentar o palestrante, o diretor do ICC, Samuel Goldenberg, fez questão de destacar o papel fundamental que Issac Roitman teve em sua formação e listou outros nomes de cientistas que tiveram suas carreiras influenciadas pelo professor da UnB. “É uma honra receber o Issac no Instituto, uma referência na minha formação e um grande amigo. Minha trajetória como cientista foi muito influenciada por ele durante meu mestrado na UnB, posso até dizer que foi Issac que me ensinou a trabalhar com Trypanossoma cruzy”, disparou Samuel. “Com uma carreira brilhante, Issac teve um papel importante na trajetória de cientistas importantes, tendo também ocupado importantes posições de direção em várias universidades.”, completou o diretor do ICC.

 O palestrante iniciou sua apresentação trazendo dados que mostram os desafios da educação no país. “Segundo a Unesco, apenas 150 países no mundo têm repetência maior do que o Brasil. No nosso país, as crianças precisam de 10 anos em média para concluir as oito séries do ensino fundamental”, apresentou Issac. “Aspectos como a desvalorização do professor, a falta de saneamento nas escolas, a evasão escolar e a violência presente no ambiente escolar são decisivos para este cenário negativo”, concluiu.

Segundo o professor, é necessário que a formação no Brasil seja planejada de acordo com as demandas do país a curto, médio e longo prazo. “Além de trabalhar com mais seriedade a questão da vocação, precisamos investir na formação de lideranças, repensar a forma com que avaliamos nossos alunos e incluir na formação a aspectos relacionados a responsabilidade e valores como ética, solidariedade, respeito à diversidade”, pontua o pesquisador.

Sobre o ensino de ciências, o convidado avalia que é preciso estimular mudanças na área. “É preciso implantar, desde o ensino básico, a educação científica. Essa área hoje deixa a desejar. Cito aqui a frase de Carl Sagan: Todos começamos como cientistas. Todas as crianças possuem a base de cientista, que é a curisiodade ao desconhecido. Além disso, durante a formação acadêmica é inegável o valor agregado para quem se envolve em pesquisa”, finalizou Issac. A palestra encerrou as atividades da Jornada Acadêmica da PPGBB do ICC, evento que apresentou 42 trabalhos de alunos de 08 a 11 de março.

ASCOM ICC – Renata Fontoura
Foto: Itamar Crispim


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